Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Banda de rock americana processa Trump por uso de música em campanha

Grande sucesso nos anos 2000, dupla de rock The White Stripes processou o candidato à presidência dos Estados Unidos por uso de hit em campanha

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 10/09/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da dupla The White Stripes e de Donald Trump - Getty Images
Fotografia da dupla The White Stripes e de Donald Trump - Getty Images

Hoje, não só os Estados Unidos como todo mundo está com a atenção voltada às eleições presidenciais norte-americanas, que ocorrem em novembro. E recentemente um dos candidatos ao cargo, Donald Trump, foi processado por usar uma famosa música dos anos 2000 em sua campanha.

Os candidatos à presidência deste ano nos EUA são Donald Trump, do Partido Republicado, e Kamala Harris, do Partido Democrata. Em meio à campanha eleitoral, Trump, que já foi presidente entre 2017 e 2021, chamou atenção negativamente da dupla The White Stripes após utilizar o maior sucesso da banda, 'Seven Nation Army' — que preferiram que o candidato parasse de utilizar.

Conforme repercute a CNN Brasil, Jack e Meg White, ex-integrantes da banda, entraram na última segunda-feira, 9, com um processo no tribunal federal de Nova York, acusando Trump e sua campanha de cometer "apropriação flagrante" e violação de direitos autorais pelo uso da música. 'Seven Nation Army', vale mencionar, foi o maior sucesso da banda, sendo parte do álbum 'Elephant' (2003) e recebendo vários prêmios na época.

Na queixa, os músicos "se opõem veementemente às políticas adotadas e às ações tomadas pelo réu Trump quando ele era presidente e às propostas que ele apresentou para o segundo mandato que busca".

Toda essa confusão envolvendo Trump e os White Stripes começou no mês passado, quando Jack White disse que buscaria uma ação legal depois que Margo Martin, diretora-adjunta de comunicações da campanha de Trump, compartilhou nas redes sociais do candidato um vídeo do candidato embarcando em um avião ao som de 'Seven Nation Army'. Agora, a publicação já foi removida.

Porém, neste processo, os advogados da banda dizem que os réus "optaram por ignorar e não responder aos esforços dos autores antes da litigação para resolver as questões em questão nesta ação, deixando os autores sem escolha a não ser buscar recursos judiciais para responsabilizar os réus".

+ Entenda a polêmica em torno da música de Titanic em comício de Trump

Trump x artistas

Essa não é a primeira vez que Trump é criticado por artistas após utilizar canções de sucesso em sua campanha. Antes dos The White Stripes, Celine Dion, os Foo Fighters e até o ABBA já se opuseram ao uso de hits pelo candidato americano. Até mesmo o espólio do cantor de soul Isaac Hayes, que faleceu em 2008, já processou a campanha por violação de direitos autorais.