Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Mulher mais rica da Rússia volta a usar nome de solteira em meio a disputa por império

Cocriadores de uma das maiores plataformas de comércio online da Rússia, empresária e ex-marido estão em meio a uma enorme disputa; entenda!

Redação Publicado em 23/09/2024, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatyana kim em entrevista - Divulgação/vídeo/Youtube/We Council
Tatyana kim em entrevista - Divulgação/vídeo/Youtube/We Council

Tatyana Bakalchuk, CEO da gigante varejista russa Wildberries, declarou nesta segunda-feira, 23, que voltou a usar seu nome de solteira após uma disputa com seu ex-marido, Vladislav, culminar em um tiroteio fatal. Os dois são cofundadores da Wildberries, uma das maiores plataformas de comércio online da Rússia.

Na semana passada, Tatyana acusou seu ex-marido e dois antigos executivos de liderarem uma tentativa de tomar à força o escritório da empresa em Moscou, ação que resultou na morte de duas pessoas.

Em uma mensagem publicada no Telegram, a empresária afirmou que seu sobrenome é novamente Kim, destacando que "a melhor escolha é sempre permanecer você mesma". O serviço de imprensa da Wildberries confirmou à agência RIA Novosti que o processo oficial de mudança de sobrenome foi iniciado por Tatyana.

Fundada em 2004, a Wildberries começou como um empreendimento criado por Tatyana, na época professora em licença-maternidade, e Vladislav, que trabalhava com TI.

De acordo com a agência de notícias AFP, a plataforma, inicialmente focada na venda de roupas e calçados, expandiu-se para oferecer uma ampla variedade de produtos, incluindo móveis e eletrônicos, tornando Tatyanauma das mulheres mais ricas da Rússia. No entanto, sua fortuna foi impactada após uma fusão polêmica, em junho, com a empresa de publicidade Russ, menor e de menor relevância.

Vladislav se opôs publicamente à fusão, que supostamente teria sido aprovada pessoalmente pelo presidente Vladimir Putin. No mesmo mês, Tatyana anunciou sua separação de Vladislav e o início do processo de divórcio.

Tiroteio

O tiroteio, ocorrido na quarta-feira, nos arredores dos escritórios da Wildberries, a poucos quarteirões do Kremlin, resultou na detenção de 30 pessoas, incluindo um lutador checheno de artes marciais mistas. Vladislav negou que ele e seus apoiadores estivessem armados, mas a Wildberries afirmou que os homens associados a ele foram os primeiros a abrir fogo.

Na quinta-feira, os advogados de Vladislav confirmaram sua prisão por suspeita de assassinato e outros crimes. Entretanto, na noite de sexta-feira, Vladislav apareceu em um vídeo enigmático no Telegram, afirmando que estava em casa e que continuaria lutando pelo que chamou de seu "negócio de família".