O braço direito do presidente Jimmy Carter durante 1977 até 1981 faleceu na última segunda-feira, 19
O ex-vice-presidente dos EUA Walter Mondale, braço-direito do democrata Jimmy Carter entre os anos de 1977 e 1981, faleceu na tarde da última segunda-feira, 19, aos 93 anos de idade. O óbito foi anunciado por um comunicado familiar amplamente divulgado nos veículos de imprensa americanos, como informou o portal UOL.
Símbolo liberal, Walter Frederick "Fritz" Mondale era conhecido por defender os direitos civis e fez carreira no Senado antes de acompanhar o presidente. Em 1984, tentou assumir o cargo máximo, mas perdeu a eleição para Ronald Reagan. Na época, escolheu Geraldine Ferraro para ser sua vice na chapa, sendo a primeira mulher a concorrer ao cargo em um grande partido.
Jimmy Carter publicou uma nota lamentando a perda do companheiro: "Hoje lamento o falecimento de meu querido amigo Walter Mondale, que considero o melhor vice-presidente da história de nosso país. [...] Ele foi um parceiro inestimável e um bom servidor para o povo de Minnesota, dos Estados Unidos e do mundo", acrescentou.
Os atuais ocupantes dos cargos máximos dos EUA, Joe Biden e Kamala Harris, enalteceram os trabalhos do político; o presidente afirmou que Mondale foi um dos primeiros a dar boas-vindas quando Biden havia sido eleito senador pela primeira vez. A vice acrescentou a importância da nomeação feminina e que ele foi “muito generoso com sua sagacidade e sabedoria ao longo dos anos”.