Um monumento inaugurado nesta quinta-feira, 10, na Piazza Municipio, em Nápoles, Itália, causou surpresa entre os moradores e turistas
Um monumento inaugurado nesta quinta-feira, 10, na Piazza Municipio, em Nápoles, Itália, causou surpresa entre os moradores e turistas. Intitulada “Tu si' 'na cosa grande” (“Você é uma grande coisa”, em tradução literal), a estrutura apresenta um formato de pênis, com 12 metros de altura.
Turistas intrigados se reuniram para fotografar a obra, que custou cerca de R$ 1,2 milhão e seria inaugurada durante um evento com a presença do prefeito de Nápoles, Gaetano Manfredi, repercute o New York Post.
O monumento foi criado pelo artista local Gaetano Pesce, que faleceu há seis meses em Nova York, aos 83 anos. Pesce projetou essa instalação como uma interpretação estilizada do icônico personagem Pulcinella, originário da Commedia dell'Arte no século XVII — uma forma popular de comédia de improviso italiana baseada em personagens comuns — e que se tornou um símbolo de Nápoles.
Acompanhando a estrutura, estão dois corações gigantes perfurados por flechas de Cupido. Segundo a conta do artista falecido no Instagram, a obra visa expressar gratidão pelos arredores que inspiraram seu trabalho criativo e a energia das pessoas que ama.
Entretanto, a recepção nas redes sociais não foi calorosa. Críticos expressaram sua desaprovação, afirmando que a peça é "nojenta" e "não tem nada a ver com arte". Um deles comentou: “Como os napolitanos conseguem tolerar tal coisa é um mistério”, enquanto outro comparou a obra a um "vibrador gigante".
Em defesa da instalação, Manfredi afirmou à midia local que, ao ver a obra, teve as mesmas reações que muitos, mas ressaltou que sua intenção é representar a relação entre Pulcinella e os corações dos napolitanos.
O prefeito acredita que a controvérsia gerada indica que a obra cumpriu seu objetivo e destacou Pesce como um dos "maiores artistas do mundo". Segundo o New York Post, a escultura permanecerá em exibição até 19 de dezembro.