A descoberta foi no fundo do Oceano Pacífico. Esqueleto estava perdido há 74 anos
Membros das Forças Armadas dos Estados Unidos recuperaram do fundo do Oceano Pacífico os restos de um piloto que serviu ao país durante a Segunda Guerra Mundial.
A descoberta foi realizada perto da Ilha de Ngerekebesang, na República de Palau, como parte do Projetct Recover ("Projeto Recuperar"), que tem como objetivo tirar do mar os objetos e encontrar os locais onde hoje repousam os pilotos abatidos durante a Segunda Guerra Mundial, para avisar aos parentes e dar a eles um enterro honrado.
Com o passar dos anos, os destroços encontrados – que incluem a aeronave – foram cobertos pela areia. As escavações foram realizadas por uma equipe de recuperação subaquática composta por membros do Exército, da Marinha e da Força Aérea dos EUA. A equipe realizou vários mergulhos – cada um com uma hora de duração – para conseguir preencher cestas de resgate que estavam cheias de sedimentos do fundo mar.
"A equipe de recuperação subaquática passou semanas escavando a área com o apoio de várias ferramentas arqueológicas e inspecionando meticulosamente os sedimentos que estavam no fundo do mar", diz Tim Emge,oficial da 7 Frota dos Estados Unidos, divisão da Marinha do país, em um comunicado. A identidade do piloto só será revelada após uma análise completa ser realizada nos restos encontrados e o comunicado à família.