Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Olimpíadas

Medalhistas das Olimpíadas de Paris zombam de qualidade das medalhas

Apenas quatro meses após a grande competição esportiva, medalhistas olímpicos criticam desgaste notado nas medalhas; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 30/12/2024, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medalha de bronze do skatista norte-americano Nyjah Huston - Reprodução/Redes Sociais
Medalha de bronze do skatista norte-americano Nyjah Huston - Reprodução/Redes Sociais

Pouco antes do fim de 2024, recentemente se tornou assunto nas redes sociais o estado de deterioração das medalhas conquistadas pelos campeões dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nos últimos quatro meses, desde o fim da competição esportiva, vários medalhistas já criticaram a qualidade dos objetos em comparação a anos anteriores.

Entre os competidores que chamaram atenção recentemente estão os nadadores franceses e medalhistas de bronze Clément Secchi e Yohann Ndoye Brouard.

Clément Secchi, no caso, compartilhou imagens em suas redes sociais de sua medalha, e disse que ela parecia feita de "pele de crocodilo", devido ao estado áspero e descascando do material. Yohann Ndoye Brouard, por sua vez, ironizou em publicação ao escrever que a medalha em questão era, na verdade, dos Jogos Olímpicos de 1924, que também ocorreram em Paris.

Substituição?

Embora já pareça surpreendente o desgaste das medalhas em tão pouco tempo, há cerca de três meses o skatista norte-americano Nyjah Huston já havia chamado atenção nas redes sociais ao reclamar da medalha de bronze que recebeu e da deterioração do material.

"Essas medalhas olímpicas parecem ótimas quando estão novas, mas depois de deixar na minha pele, com um pouco de suor, deixar meus amigos usarem no fim de semana, elas aparentemente não tem a alta qualidade que você pensa. Não sei, acho que as medalhas olímpicas têm que melhorar um pouco a qualidade", escreveu em suas redes sociais na época.

Logo após estas reclamações, o Comitê Organizador de Paris se manifestou, garantindo aos vencedores olímpicos que as medalhas danificadas seriam trocadas. Até o momento, vale ressaltar, apenas as medalhas de bronze apresentaram oxidação e desgaste.

"As medalhas são os objetivos mais desejados e mais preciosos para os atletas. As que estão danificadas serão trocadas. Os atletas receberão medalhas iguais as originais", relatou o comitê em documento.

Leia também:Brasileiro é preso em Paris por vender medalhas falsas das olimpíadas