Local que presta tributo a AyrtonSenna, no circuito de sua morte, foi depredado pelo menos duas vezes ao longo do último mês
O memorial em homenagem ao ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, localizado em Ímola, na Itália, foi alvo de vandalismo duas vezes em dezembro, segundo o site Formula Passion. O primeiro ataque aconteceu em 19 de dezembro, enquanto o segundo foi registrado na noite de Natal.
Embora a estátua de Senna tenha permanecido intacta, bandeiras e objetos outros deixados no local como tributos foram queimados. De acordo com o site, jovens invadiram o espaço durante a noite e vandalizaram o memorial. As autoridades que investigam o caso informaram que os atos não têm uma finalidade específica.
A prefeitura de Ímola divulgou uma nota oficial condenando os atos de vandalismo: "A administração municipal repudia os danos causados aos objetos deixados no memorial de Ayrton Senna, que representam um importante patrimônio da cidade. Reiteramos o amor, o carinho e o respeito com que o esporte é lembrado, além da profunda conexão de Ímola com sua memória."
O memorial foi erguido em homenagem a Senna após o trágico acidente que lhe tirou a vida no circuito italiano em 1º de maio de 1994. A estátua está localizada nas proximidades da curva Tamburello, onde ocorreu o acidente fatal.
Em 2024, no 30º aniversário da tragédia, milhares de pessoas se reuniram no local para prestar homenagem ao piloto, realizando um minuto de silêncio em sua memória.
Leia também:Senna: Veja como foi a morte do piloto brasileiro na vida real