Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / McDonald's

Parado no tempo: conheça o McDonald's mais antigo ainda em funcionamento

Preservando a identidade visual, McDonald's de Downey, na Califórnia, é uma "máquina do tempo" e um dos mais antigos do mundo; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 26/12/2024, às 18h00 - Atualizado em 27/12/2024, às 07h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unidade do McDonald's em Downey, na Califórnia - Foto por Bryan Hong via Wikimedia Commons
Unidade do McDonald's em Downey, na Califórnia - Foto por Bryan Hong via Wikimedia Commons

Uma das maiores franquias de restaurante do mundo, o McDonald's é praticamente onipresente e pode ser encontrado em diferentes lugares pelo mundo. Porém, embora tão numerosos, poucos são os restaurantes que se destacam por alguma peculiaridade em sua estrutura.

Mas, aqueles que passam por Lakewood Boulevard, a cerca de 19,3 quilômetros de Los Angeles, na cidade de Downey, na Califórnia, podem encontrar um restaurante da franquia que é uma verdadeira máquina do tempo. Isso porque o local não só é a terceira lanchonete a abrir em todo o mundo, como é a mais antiga ainda em funcionamento.

Conforme repercute o portal Nossa, do UOL, esse restaurante foi inaugurado em 18 de agosto de 1953 e, desde então, nunca deixou de receber clientes.

A primeira loja McDonald's, fundada em San Bernardino, na Califórnia, pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, já não existe mais, entretanto, a unidade de Downey funciona como uma verdadeira máquina do tempo.

Lá, os clientes podem não só comer os hambúrgueres tradicionais, como ainda apreciar a decoração e o charme dos McDonald's da década de 1950, visto que as padronizações e modernizações estéticas não foram aderidas no estabelecimento em questão.

Fotografia do interior do McDonald's retrô de Downey, na Califórnia / Crédito: Foto por Northwalker via Wikimedia Commons

Lanchonete retrô

No restaurante de Downey, a equipe de funcionários até hoje veste o clássico uniforme vintage da franquia. Além disso, hambúrgueres, cheeseburgueres, batatas fritas e milkshakes seguem as receitas originais, conforme a época em que o McDonald's foi fundado.

Outro elemento do cardápio que se destaca são é a torta de maça, que lá ainda são fritas, em vez de assadas como a maioria dos restaurantes da franquia. 

Lanchonete do McDonald's de Downey / Crédito: Foto por Northwalker via Wikimedia Commons

Diferenciais

Quem passa pelo restaurante é recebido logo de cara com um mascote bastante antigo e conhecido pelo público: Speedee, o mascote original do McDonald's. Ele nada mais é que um chef em cartum que, no lugar de sua cabeça, possui um hambúrguer.

Suspenso a cerca de 18,3 metros de altura, Speedee está ali para avisar aos clientes que seus lanches ficariam prontos rapidamente, afinal, na época em que aquela lanchonete foi inaugurada, sequer existia o conceito de fast-food. O mascote só foi substituído pelo famoso palhaço Ronald McDonald em 1967.

Além do mascote, a loja também conta com outros elementos típicos da década de 1950, como dois arcos dourados nas laterais da janela pela qual os clientes são atendidos, que brilham em neon à noite.

McDonald's retrô de Downey, na Califórnia / Crédito: Foto por Andrew Blackburn via Wikimedia Commons

Porém, talvez a parte mais importante da unidade seja, além de toda a nostalgia, o museu anexo ao lado do restaurante, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a história daquela loja e da rede McDonald's toda.

Lá, os visitantes encontram copos, brindes, uma versão em miniatura dos McDonald's da época, manequins exibindo os uniformes antigos e cardápios da década de 1950.

Leia também:O experimento de Morgan Spurlock, que passou 30 dias se alimentando de McDonald's