Sucesso global na plataforma de streaming Netflix, Round 6 retornou nesta quinta-feira, 26, com novos personagens e jogos
Demorou mais de três anos para que "Round 6", a série sul-coreana que se tornou um sucesso global em 2021, ganhasse sua tão aguardada segunda temporada.
Coincidentemente, os novos sete episódios, já disponível, podem refletir a atual crise política na Coreia do Sul. A estreia ocorre menos de um mês após uma tentativa de golpe frustrada.
ATENÇÃO: Esse texto pode conter spoilers de Round 6!
O presidente Yoon Suk-yeol declarou lei marcial no país, desencadeando protestos massivos contra sua decisão e um processo de impeachment que começou a ser discutido no parlamento no início de dezembro.
A forte reação popular a essa manobra política revive as memórias da série, aclamada por sua representação de uma violenta luta de classes, na qual indivíduos endividados participam de jogos mortais em busca de um prêmio bilionário.
Na nova temporada, lançada na íntegra na Netflix, o protagonista, interpretado por Lee Jung-jae inicia uma batalha direta contra os organizadores da competição após sair vitorioso na edição anterior.
O ator acredita que a evolução da narrativa reflete o clima político atual da Coreia do Sul.
Temos visto atividades políticas bastante drásticas. Pergunto-me se isso é algo limitado à Ásia ou a um país específico, mas sinto que, independentemente do lugar, essa tendência é global”, comentou o ator de 52 anos em entrevista ao g1.
Ele acrescentou que o diretor Hwang Dong-hyuk, criador e roteirista da série, incorporou elementos que refletem essa realidade, como a introdução de votações em cada rodada do jogo.
Na segunda temporada, os competidores têm a opção de votar a cada rodada sobre continuar ou não na disputa, que pode lhes garantir bilhões de wons, mas também coloca suas vidas em risco.
“Observando os desenvolvimentos sociais atuais na Coreia, como a declaração de lei marcial e o impeachment, é evidente a importância do voto como uma oportunidade valiosa que deve ser exercida com sabedoria”, afirmou Hwang ao g1.
Ele espera que a nova temporada leve os espectadores a refletir sobre quais caminhos desejam seguir e que decisões querem tomar, ressaltando a relevância do voto e da democracia, mesmo em situações extremas como as apresentadas em "Round 6".
A série traz uma reviravolta: quem decide sair do jogo divide o prêmio até aquele momento, mas a soma aumenta com cada eliminação.