Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Inglaterra

O menino de 6 anos que fez uma descoberta histórica na Inglaterra

Em uma praia localizada em Sussex, na Inglaterra, uma criança chamada Ben fez uma descoberta histórica fascinante; confira

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 22/12/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da criança responsável pela descoberta histórica - Worthing Museum
Registro da criança responsável pela descoberta histórica - Worthing Museum

Uma descoberta notável ocorreu em uma praia de Sussex, na Inglaterra, onde um objeto inicialmente considerado uma simples pedra revelou-se um importante artefato arqueológico.

Em 2021, um menino de apenas seis anos, identificado como Ben, encontrou uma pedra peculiar enquanto brincava à beira-mar. Após levar o item para casa, ele acabou esquecendo-o entre outros objetos por três anos.

Recentemente, a mãe de Ben redescobriu a pedra e decidiu enviá-la ao arqueólogo do museu local, incluindo uma foto do achado. A criança havia, na verdade, descoberto um machado de mão Neandertal.

A descoberta

James Sainsbury, curador de arqueologia e história social no Worthing Theatres and Museum, comentou o episódio. 

“Recebo e-mails como esse o tempo todo, especialmente sobre achados na praia, e geralmente são apenas pedrinhas que parecem estranhas”, explicou Sainsbury ao site Live Science. “Mas assim que vi a foto, pensei: ‘Esse é um machado de mão do Neandertal do Paleolítico Superior’. É uma descoberta absolutamente incrível.”

Estima-se que o machado tenha cerca de 50 mil anos. O artefato é caracterizado por suas dimensões reduzidas e pela presença de pedras escuras em ambas as faces.

Segundo Sainsbury, ferramentas similares eram utilizadas pelos neandertais para atividades domésticas distintas da caça, sendo este tipo específico empregado para quebrar ossos e extrair a medula.

Machado
O machado - Worthing Museum

Raridade

O curador destacou a raridade do achado na região de Sussex: “No que diz respeito a Sussex, é realmente muito raro. Em nosso museu, temos um único exemplo. Eles são extremamente raros porque, presumivelmente, a densidade populacional de Neandertal era muito baixa", destacou ele.

A origem exata do machado permanece incerta, uma vez que não é característico da região onde foi encontrado. A hipótese levantada pelos pesquisadores sugere que o objeto possa ter sido transportado por correntes marítimas de outra localidade, o que é compatível com o excelente estado de conservação do artefato.

O jovem Ben gentilmente emprestou o machado ao museu, onde ficará em exposição até fevereiro. A mãe do garoto, Emma, expressou sua satisfação ao ver a reação positiva do arqueólogo ao apresentar o achado: "Ao ver como ver o machado de mão iluminou o rosto do arqueólogo no museu, acho ótimo que outras pessoas possam apreciá-lo", disse ela à BBC.

Leia também:Relembre a descoberta do esqueleto de 'retalhos' da Bélgica