Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Ficas e crocantes: Como surgiram as batatas chips?

Embora a receita seja referenciada em livro de 1817, a invenção do prato só aconteceu anos depois, como o objetivo de ser uma 'porção intragável'

Izabel Duva Rapoport Publicado em 22/12/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Werner Weisser por Pixabay
Imagem ilustrativa - Werner Weisser por Pixabay

Finas e crocantes. A primeira referência da receita da batata conhecida mundialmente como chips ou crisp está em 'The Cook's Oracle' ('Oráculo do Cozinheiro'), um best-seller de 1817 publicado pelo chef inglês William Kitchiner, que reunia preparos simples e econômicos de pratos para famílias.

Nesta receita, em especial, ele instrui o cozinheiro leitor a "descascar batatas grandes, cortá-las em fatias de cerca de um quarto de polegada de espessura ou cortá-las em raspas redondas, como se fosse um limão; secando-as bem em um pano limpo e fritando-as em banha ou gordura".

+ Azeite de oliva: Confira a origem do óleo utilizado há mais de 2 mil anos

A origem

Apesar da fama do livro, a origem da invenção que entrou na História aconteceu décadas depois, em 1853, no restaurante Moon's Lake House, na região de Saratoga Springs, em Nova York, Estados Unidos.

Na tentativa de agradar a um cliente que sempre reclamava das batatas fritas do lugar, que nunca estavam crocantes e finas o suficiente para o gosto dele, o cozinheiro George Crum resolveu ser radical: fatiou as batatas o mais fino possível, fritou em óleo fervendo e caprichou no sal.

Há quem diga que o objetivo de George, avesso à críticas, era tornar a porção intragável e, de tão crocante, impossível de usar faca. Mas não foi o que aconteceu. O cliente não só adorou, como repetiu e incentivou a inclusão da nova receita no cardápio. Era o primeiro passo da versão que originou tantas outras mundo afora.

Batatas mais caras do mundo

Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, o Serendipity 3 é conhecido por suas sobremesas extravagantes, mas vem chamando a atenção por produzir as batatas fritas mais caras do mundo, com o preço de US$ 200 o prato. Inclusive, devido ao alto preço, o prato entrou para o Guinness World Record.

Para provar o prato, é necessário, além de bastante dinheiro, paciência. Atualmente, o restaurante possui um período longo de espera pelas batatas, chegando a 10 semanas.

Vários ingredientes luxuosos são utilizados na preparação do Crème de la Crème Pomme Frites, como ouro comestível e gordura de ganso importada, segundo o portal CNBC.

+ Leia a matéria completa clicando aqui!