Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinossauros

Aposentado ajuda pesquisadores a identificar dentes de tiranossauro na Inglaterra

Britânico ajudou cientistas a desvendar mistérios sobre dinossauros carnívoros ao encontrar dentes de tiranossauro no condado de East Sussex

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/12/2024, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Brockhurst - Divulgação/Dave Brockhurst/University of Southampton
Dave Brockhurst - Divulgação/Dave Brockhurst/University of Southampton

Um trabalhador de pedreira aposentado ajudou cientistas a desvendar mistérios sobre dinossauros carnívoros ao encontrar dentes de tiranossauros em Bexhill-on-Sea, no condado de East Sussex, Inglaterra. As análises revelaram a presença de terópodes em sedimentos de 135 milhões de anos, incluindo tiranossauros menores, espinossauros e velociraptors.

Os fósseis, coletados por Dave Brockhurst ao longo de 30 anos, foram analisados por pesquisadores da Universidade de Southampton. Segundo o estudo publicado na Papers in Palaeontology, os tiranossauros locais tinham cerca de um terço do tamanho do T. rex e caçavam pequenos dinossauros.

Pesquisadores da Universidade de Southampton empregaram diversas técnicas, incluindo aprendizado de máquina (IA) e métodos filogenéticos, para analisar os dentes de terópodes encontrados em Bexhill-on-Sea. A pesquisa também contou com a colaboração de especialistas do Museu de História Natural de Londres, do Museu e Galeria de Arte de Hastings e do Museu Miguel Lillo de Ciências Naturais, na Argentina.

Chris Barker, pesquisador visitante da universidade e líder do estudo, destacou a raridade de terópodes nos sedimentos cretáceos do sul da Inglaterra. Ele explicou que dentes de dinossauros, por serem mais resistentes, são preservados com mais frequência do que ossos.

"Por essa razão, eles geralmente são cruciais quando queremos reconstruir a diversidade de um ecossistema", ressaltou, de acordo com o portal Galileu.

Grupos identificados

Com base nesses fósseis, os cientistas identificaram vários grupos de dinossauros que habitaram a região durante o Cretáceo Inferior. Entre eles, tiranossauros menores que mediam cerca de um terço do tamanho do famoso T. rex e possivelmente se alimentavam de pequenos dinossauros e répteis.

Darren Naish, coautor do estudo, observou que esses dinossauros de East Sussex, mais antigos que os da Ilha de Wight, ainda são pouco conhecidos.

"Esperamos por décadas descobrir quais grupos de terópodes viveram aqui. Então, as conclusões do nosso novo estudo são realmente empolgantes", afirmou.

Lucy Handford, coautora e mestre pela Universidade de Southampton, acredita que ainda há muito a ser descoberto. “É altamente provável que a reavaliação de dentes de terópodes em depósitos de museus em outros lugares traga descobertas adicionais”, concluiu.