Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Google

Mais de 100 novos idiomas são incorporados ao Google Tradutor

Língua falada no Sul do Brasil está entre os novos idiomas adicionados ao Google Tradutor; expansão é a maior já feita pela plataforma

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 27/06/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Photo Mix por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Photo Mix por Pixabay

O Google Tradutor incorpora, a partir desta quinta-feira, 27, mais de 100 novos idiomas à plataforma. Ao todo, são 111 dialetos e línguas oriundos de diferentes partes do mundo, incluindo a língua Hunsrik, falada predominantemente na região Sul do Brasil.

Graças ao grande modelo de linguagem (Large Language Model, em inglês) PaLM 2, o Google Tradutor usa Inteligência Artificial (IA) para realizar sua maior expansão já feita, uma vez que os idiomas recém-adicionados — que vão do Cantonês (China) ao Q'eqchi (México e Belize) — representam mais de 660 milhões de falantes.

A implementação dos novos idiomas se dará de forma gradual nos próximos dias. Basta entrar no site do Google Tradutor no computador ou no aplicativo para Android e iOS para testá-los.

Nova tecnologia

Desde o ano de 2022, o Tradutor usa tradução automática Zero-Shot, um modelo de aprendizado de máquina que permite à plataforma aprender como traduzir para um idioma sem nunca ter visto um exemplo antes.

Essa tecnologia facilita o processo de incorporação de novos idiomas para atingir cada vez mais comunidades. Ao mesmo tempo, o Google conta com a colaboração de falantes nativos em cada novo idioma que é incorporado para garantir a precisão de cada um.

Cerca de um quarto das novas línguas vêm da África, representando a nossa maior expansão de línguas africanas até hoje. São elas: Fon, Kikongo, Luo, Ga, Swati (ou Swazi), Venda e Wolof.

Do Brasil, a Hunsrik, também conhecida como Hunsrückisch Riograndense, é derivada principalmente do dialeto Hunsrückisch, original do centro-oeste da Alemanha, e trazida ao Brasil com a imigração alemã do século XIX, e incorporou elementos do português se tornando uma língua única.