Machu Picchu é tombado pela Unesco desde 1981 como patrimônio da humanidade
Nesta sexta-feira, 29, o Ministério de Cultura do Peru anunciou que, três áreas de Machu Picchu, em Cusco, serão fechadas temporariamente para visitas turísticas. A decisão acontecerá devido ao desgaste de algumas pedras do local.
A diretora da pasta em questão, Maritza Rosa Candia, em nota, comentou que a elevada quantidade de pedestres que a região recebe provoca uma deterioração daqueles elementos líticos de três setores da cidadela inca, sendo eles o Intihuatana, que se trata de uma peça esculpida em pedra tida pelos Incas como sagrada, o Templo do Sol, que fechará para manutenção, e o Templo do Condor.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da ANSA Brasil, o Ministério de Cultura relatou que, todos os dias, a região turística recebe entre 3,6 mil e 3,8 mil pessoas, sendo elas estrangeiras ou turistas locais.
Machu Picchu, complexo arqueológico considerado uma obra-prima da arquitetura e da engenharia, se localiza a 2.438 metros acima do nível do mar. O local turístico foi levantado no século XV e é chamado de "cidade perdida dos incas". Além disso, a cidadela inca foi tombada pela Unesco, em 1981, como patrimônio da humanidade.