Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gato Larry

Larry, o curioso gato da sede do governo britânico

Bichano é “contratado” pelo gabinete do primeiro-ministro; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 20/10/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O gato Larry - Getty Images
O gato Larry - Getty Images

Nesta quinta-feira, 20, Liz Truss, então primeira-ministra do Reino Unido, renunciou ao cargo após 45 dias de mandato. Se, por um lado, Liz deixa a sede do governo britânico, por outro, um antigo morador espera para servir ao quinto premiê de sua ‘carreira’. Trata-se do gato Larry

Conhecido como chief mouser, Larry é o caçador de ratos da residência oficial de 10 Downing Street. O bichano vive no local desde que deixou um abrigo da organização inglesa Battersea Dogs & Cats Home. 

O gato Larry/ Crédito: Getty Images

Com apenas quatro anos, na época, Larry foi adotado pelo então primeiro-ministro David Cameron — que serviu ao cargo entre 11 de maio de 2010 e 13 de julho de 2016. Cameron declarou na época, que o gato seria o caçador de roedores da residência oficial. 

Entre um premiê e outro

No entanto, em 2016, depois de David Cameron deixar o cargo, o futuro do gato Larry no local se tornou incerto. Mas a nova premiê, Theresa May, confirmou que continuaria com o felino, recorda matéria do site da TV Cultura. 

À época, um porta-voz do governo declarou que Larry era um funcionário público como outro qualquer. Ele ainda disse que o bichano era “contratado” pelo gabinete do primeiro-ministro e que as despesas do gato eram pagas por meio de doações.