Esquiador tinha 31 anos quando foi atingido por avalanche no último domingo, 29; além dele, outro homem morreu
Kyle Smaine, famoso esquiador americano e campeão mundial na categoria de esqui halfpipe, faleceu no último domingo, 29, após ter sido soterrado em uma avalanche no Monte Hakuba Norikura, no Japão. Além dele, outros dois homens foram atingidos: um também morreu, e outro foi resgatado ileso.
De acordo com o fotógrafo Grant Gunderson, que acompanhava Smaine, aquele "era para ser no último dia da viagem". "Eu estava exausto dos últimos 10 dias, então esquiei apenas até a base do chalé. Kyle e Adam [um segundo esquiador] escolheram voltar e esquiar novamente", explicou em relato no Instagram, conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil.
"Eles estavam na base com o membro de outro grupo, Christoph Schöfegger. Todos se sentiam seguros na área de transição", prosseguiu o fotógrafo. Porém, repentinamente este terceiro membro teria iniciado, acidentalmente, uma avalanche: "Adam, Kyle e Christoph tentaram correr. Adam foi enterrado em 1,5 metros de neve por 25 minutos, mas saiu ileso. Isso foi um milagre."
No entanto, Christoph Schöfegger e Kyle Smaine também foram atingidos pela avalanche, sem que nenhum deles tivesse sobrevivido. "Outro grupo que estava na área, formado por dois guias de montanha canadenses e 4 ou 5 doutores/enfermeiros de emergência, performou o resgate. Os doutores fizeram tudo que podiam por Kyle e Christoph. Adam e eu vamos remoer isso pelo resto de nossas vidas", finaliza.
Ver essa foto no Instagram
Kyle Smaine, o esquiador campeão mundial que morreu no acidente, nasceu em 27 de junho de 1991, Apple Valley, na Califórnia. Em 2015, tornou-se um esquiador premiado, conquistando a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Esqui Freestyle e Snowboard.
Em 2018, porém, abandonou o cenário competitivo do esporte e, em novembro de 2022, casou-se com Jenna Dramise.
Ver essa foto no Instagram