História emocionante de João Dias, que com a ajuda de redes sociais, desvendou os mistérios de seu passado e encontrou sua família biológica
A história de João Dias, um jovem brasileiro de Guarapuava, Paraná, tocou o coração de milhares de pessoas ao ser exibida no programa Fantástico. Ao tentar tirar a cidadania portuguesa, o rapaz descobriu uma verdade chocante: ele havia sido adotado ilegalmente.
Tudo começou quando João solicitou a certidão de casamento de seus pais para dar andamento ao processo de cidadania. Ao receber o documento, ele se deparou com informações que contradiziam tudo o que sabia sobre sua família: sua mãe era divorciada e nove anos mais velha do que ele havia sido informado.
Intrigado, o jovem decidiu compartilhar sua descoberta nas redes sociais, onde recebeu o apoio de amigos e desconhecidos que o ajudaram a desvendar o mistério de seu passado. Algumas pessoas que viram o vídeo, como sua tia paterna, confirmaram a adoção ilegal e, com isso, o paranaense começou a busca de seus pais biológicos.
Com a ajuda de Marli Ebert, uma especialista em genealogia, e de um teste de DNA que comparou o material de João com 40 mil perfis, eles consguiram identificar seus tataravós e, posteriormente, seus pais biológicos.
"Depois disso, a gente teve uma forte desconfiança de que eu descendia de um dos filhos do Adão, que era o Marino Mallmann. A gente decidiu que iria de descendente em descendente dele, perguntando: 'Tem alguma história na tua família de uma criança que foi adotada, vendida, perdida, roubada?'", contou João ao Fantástico.
Após meses de investigação, ele finalmente conseguiu entrar em contato com seu pai e seus irmãos, que moram em Novo Xingu, no Rio Grande do Sul. A emoção foi ainda maior quando ele conheceu sua mãe biológica, Ana Maria, que revelou ter sido coagida a entregar o bebê para um casal em uma maternidade de Guarapuava.
Segundo o G1, o reencontro entre mãe e filho, cerca de 28 anos após a dolorosa separação, foi um momento de grande emoção e superação.