O prédio do presídio de Nara se transformará em um luxuoso hotel
No Japão, uma das prisões mais antigas do país, com 115 anos, será transformada em um hotel de luxo com 48 suítes. O local, que abrigava o presídio de Nara, era destinado a jovens infratores, e, até 2017, ano que marcou seu fechamento, permaneceu com sua estrutura inalterada.
O hotel, que tem previsão de inauguração para 2026, foi assumido por um dos grupos de hotéis de luxo mais populares do Japão, a Hoshino Resorts. Na maioria das vezes, os negócios desse grupo são localizados fora dos grandes centros das cidades, e por si só são tidos como destinos turísticos.
Segundo repercutiu o jornal O Globo, a Hoshino escreveu que o antigo centro de detenção “renascerá como um hotel de luxo onde os hóspedes poderão desfrutar de uma estadia extraordinária no seu icônico edifício de tijolos vermelhos com interiores remodelados”.
Além disso, a empresa que tomou a frente do empreendimento descreve:
Um projeto de prestígio para o governo, sua elegante estrutura de tijolos vermelhos incorpora a ambição e o artesanato da era Meiji, quando o Japão abriu suas portas para o mundo”.
A prisão de Nara foi uma das primeiras prisões do Japão, projetada pelo governo japonês na era Meiji —que abarca o estilo ocidental, conforme o site Business Insider. O local abrigava pessoas com idades entre 16 e 26 anos.
A estrutura da prisão era composta por cinco alas com celas que tinham formato de estrela. De um prédio central, os guardas conseguiam observar todos os corredores do espaço.
O hotel que será instalado no prédio do presídio de Nara contará com um lounge, museu para os visitantes que não estiverem hospedados no local, e um restaurante.