Segundo autoridades, o vulcão, que está em erupção, se encontra no terceiro nível de alerta em uma escala que vai até quatro
Neste domingo, 3, um vulcão entrou em erupção no oeste da Indonésia, lançando cinzas que chegam a três quilômetros de altura, conforme informaram autoridades do país. Alguns alpinistas, que se encontravam nos arredores da montanha, foram retirados às pressas do local.
Localizado na ilha de Sumatra, o Monte Marapi entrou em erupção no início da tarde no horário local, às 14h54. Até o momento, autoridades locais informaram que não se sabe sobre o paradeiro de 42 alpinistas. Não há registros ainda de danos de grandes proporções ou vítimas.
Dian Indriati, chefe interino da agência de conservação de recursos naturais de Sumatra, disse:
A agência está conduzindo a evacuação da área. Vinte e oito pessoas já foram retiradas, e esforços estão sendo feitos para retirar o resto. Felizmente, estão em segurança".
Segundo repercutiu o jornal O Globo, as cinzas da erupção em curso foram vistas, conforme Hendra Gunawan, chefe do Centro Indonésio de Vulcanologia e Riscos Geológicos, até três mil metros acima do seu cume.
Gunung Marapi Sumbar barusan meletus...! pic.twitter.com/uu489B6fVn
— vicce dasmir 🍉 (@viccedasmir) December 3, 2023
Com 2.891 metros de altura, o Monte Marapi, que tem em seu nome o significado de “montanha de fogo”, é o vulcão mais ativo de Sumatra. Além disso, atualmente, o vulcão se encontra no terceiro nível de alerta em uma escala que vai até quatro, conforme autoridades apontaram.
Marapi in western Sumatra (not to be confused with Merapi) erupted today, Sunday (3/12) at around 14.54 WIB 👀 #Marapi#gunung#erupsi#volcano#eruptionWestpic.twitter.com/cMFWVc3MlH
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) December 3, 2023