Considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea já entrou em erupção antes em janeiro e julho
Um dos vulcões mais ativos do mundo, Kilauea entrou em erupção no último domingo, 10, no Havaí, Estados Unidos. Esta, no caso, é a terceira erupção registrada somente este ano, tendo ocorrido outras anteriores nos meses de janeiro e julho.
Toda a preocupação em torno do evento natural começou ainda no domingo, um pouco mais cedo, com uma afirmação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) de que havia sido registrada forte atividade sísmica no local. Vale mencionar que há não muito tempo, em 2018, foram registrados uma sequência de terremotos e uma grande erupção na região que destruiu centenas de imóveis.
+ Origem do vulcão Kilauea é revelada em novo estudo
De acordo com o G1, o serviço de inteligência havaiano tranquilizou a população, alegando que, até o momento, a lava não oferece perigo às comunidades locais. Porém, ainda é necessário tomar cuidado com partículas vulcânicas e gases, que podem provocar problemas de respiração — o que também levou a uma elevação no nível de alerta do espaço aéreo.
Como já mencionado, a erupção recente do vulcão Kilauea foi a terceira registrada somente este ano — as primeiras ocorreram em janeiro e em julho. Tamanha frequência faz dele facilmente considerado um dos mais ativos do mundo, na atualidade.
Ele fica localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaí, e todo o desenrolar da instabilidade vulcânica da região pode ser acompanhado em transmissão ao vivo da própria USGS no YouTube.