Brasileiro tricampeão mundial e estreante austríaco morreram durante o final de semana do GP de San Marino, em Ímola, há 30 anos
Entre os dias 21 de março e 2 de junho, o Circuito de Ímola na Itália, onde acontece o GP da Emilia-Romagna (antigo GP de San Marino) da Fórmula 1, fará uma série de eventos em memória dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger.
Os dois perderam suas vidas no circuito — Ratzenberger em 30 de abril (sábado) e Senna em 1º de maio (domingo) — há 30 anos, em 1994, naquele que ficou conhecido como 'O final de semana mais triste da história da Fórmula 1'.
+ As memórias de Galisteu sobre o acidente de Senna: “Na minha cabeça, ele iria morrer de velhice”
Conforme repercutido pelo portal F1 Mania, a apresentação do projeto foi feita pelo prefeito de Ímola, Marco Panieri e pelo governador da região da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini.
No evento também estiveram presentes o CEO da F1, Stefano Domenicali (de forma online) e Bianca Senna, sobrinha do piloto brasileiro — visto que o projeto conta com colaboração do Instituto Ayrton Senna e com o Ministério das Relações Internacionais.
As celebrações ganharam o nome de 'Senna 30 Anos' e terão um marco especial no 1º de maio, quando a morte de Ayrton completa exatas três décadas. No período das homenagens, o circuito de Ímola será sede de duas etapas: a primeira do WEC (entre 19 e 21 de abril) e do GP de Fórmula 1 (entre 17 e 19 de maio).
O espaço receberá uma exposição fotográfica e de arte, roteiros temáticos, a realização de uma partida de futebol e um evento teatral — todos em homenagem à memória de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger.