O analista político e "guru eleitoral" Nate Silver divulgou sua última previsão para as eleições presidenciais dos Estados Unidos
O analista político e "guru eleitoral" Nate Silver divulgou sua última previsão para as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Em uma análise publicada na plataforma online Substack, Silver apontou que o ex-presidente Donald Trump possui uma leve vantagem sobre a vice-presidente Kamala Harris. Trump possui 51,5% de chances de vitória no Colégio Eleitoral, em comparação aos 48,1% de Harris.
Em um comentário no X (antigo Twitter), Silver observou que as pesquisas dos estados indecisos apontam um cenário equilibrado, com leve oscilação para ambos os lados: "enquanto as pesquisas do New York Times indicam um leve favoritismo para Harris, as do Morning Consult favorecem Trump. É uma disputa acirrada".
Segundo o jornal New York Post, a pesquisa do Times/Siena College indica que a disputa entre Harris e Trump permanece acirrada nos sete estados decisivos, faltando apenas dois dias para a eleição.
A democrata tem uma leve vantagem na Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, enquanto Trump lidera no Arizona. Michigan e Pensilvânia apresentam empates técnicos entre os candidatos. Já a pesquisa da Morning Consult sugere uma pequena vantagem do republicano na Geórgia, Carolina do Norte e Wisconsin, além de empates no Arizona e na Pensilvânia, repercute o jornal.
Esses dados foram divulgados após um levantamento surpreendente do instituto de J. Ann Selzer para o jornal Des Moines Register, que mostrou Harris à frente de Trump em Iowa, um estado historicamente republicano, com 47% a 44%.
Embora Silver tenha comentado que essa pesquisa talvez não tenha grande impacto na eleição, ele reconheceu que o "resultado é positivo para a campanha dela".
Além disso, segundo o NY Post, Silver observou que, embora Trump tenha demonstrado "ímpeto" em outubro, esse movimento perdeu força em novembro, resultando em uma disputa que ele classifica como "realmente empatada" e sem favoritismo claro.
Na média nacional mais recente, Harris lidera Trump por 48,5% a 47,6%, mas o analista enfatizou que os números dos estados indecisos são decisivos neste momento. Nos estados-chave, o modelo de Silver aponta uma leve vantagem de Trump no Arizona, Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Pensilvânia, enquanto Harris tem uma vantagem apertada em Michigan e Wisconsin.