Em novo estudo, cientistas gravaram reações de galinhas a diferentes estímulos e, posteriormente, submeteram cerca de 200 voluntários à audição desses áudios
Um estudo conduzido pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou a capacidade das galinhas de expressar emoções através de diferentes sons.
Os cientistas gravaram as reações das galinhas a diversos estímulos e, posteriormente, submeteram cerca de 200 voluntários à audição desses áudios. Ao final, constataram que 69% dos participantes conseguiram discernir se as galinhas estavam, por exemplo, frustradas ou ansiosas com relação à comida que estava sendo oferecida.
Segundo o portal de notícias g1, o propósito prático desse estudo é auxiliar os criadores de aves a monitorarem o bem-estar de seus animais de forma mais precisa, utilizando técnicas de inteligência artificial.
Contudo, os resultados também corroboram uma observação feita por Darwin em 1871: a de que os seres vivos não apenas expressam emoções através de vocalizações, mas também são capazes de reconhecer essas mesmas emoções nas vozes de outras espécies.