Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

França recorda 80º aniversário do desembarque em Provence durante Segunda Guerra Mundial

Nesta quinta-feira, 15, a França recorda o 80º aniversário do desembarque das tropas aliadas em Provence durante a Segunda Guerra Mundial

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 15/08/2024, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados norte-americanos em Saint-Tropez, França, em 15 de agosto de 1944 - Getty Images
Soldados norte-americanos em Saint-Tropez, França, em 15 de agosto de 1944 - Getty Images

Nesta quinta-feira, 15, a França recorda o 80º aniversário do desembarque das tropas aliadas em Provence durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, cerca de 100 mil soldados americanos, britânicos e canadenses desembarcaram nas praias de Saint-Tropez, Cannes e Toulon acompanhados de 250 mil soldados que lutavam pela França — sendo muitos destes recrutados nas colônias africanas, conforme relatado pela AFP.

O objetivo principal era recuperar os portos de Marselha e Toulon, que estavam sob ocupação alemã. Houve uma resistência alemã mínima, permitindo que os Aliados alcançassem seus objetivos em apenas duas semanas.

Homenagem

O presidente francês Emmanuel Macron se reuniu com seis líderes africanos e o chefe do governo marroquino em cerimônia nesta quinta-feira, 15, segundo o UOL. Macron prestou homenagem aos soldados de países que ainda eram colônias francesas.

Ele lembrou que muitos dos que desembarcaram nunca haviam pisado em solo francês antes e destacou a diversidade desse exército, que "não era da mesma geração, nem da mesma fé, nem da mesma condição". No entanto, era "o exército da nação", repercutiu a AFP.  

Macron também disse "que se curvava diante desses soldados franceses da África" e que "a França não se esquece dos sacrifícios feitos". 

O presidente de CamarõesPaul Biya, discursou em nome de todas as delegações africanas presentes. Segundo a AFP, ele prestou um tributo aos heróis da guerra, lembrando que "a contribuição da África foi significativa para quebrar a dominação da ocupação alemã" e que os "valentes soldados" que lutaram pagaram "um preço alto".