Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marquês de Sade

Salò ou os 120 Dias de Sodoma: Filme baseado em romance do Marquês de Sade choca internautas

'Salò ou os 120 Dias de Sodoma', baseado em romance do Marquês de Sade, surpreendeu internautas recentemente; veja detalhes

Redação Publicado em 21/06/2024, às 16h44 - Atualizado às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Salò ou os 120 Dias de Sodoma - Foto: Divulgação
Cena do filme Salò ou os 120 Dias de Sodoma - Foto: Divulgação

'Salò' ou 'Os 120 Dias de Sodoma' (1975), dirigido pelo italiano Pier Paolo Pasolini, divide opiniões: para muitos, uma obra política, para outros é perturbadora.

Após o Disney+ disponibilizar o longa-metragem em seu catálogo, a produção virou assunto nas redes sociais. Conhecida por seu conteúdo familiar, a presença de 'Salò' no catálogo surpreendeu.

Adaptação livre do romance do Marquês de Sade, retrata a rotina de quatro libertinos italianos, ricos e corruptos, durante a fascista República de Salò (1943-1945). Na ocasião, eles sequestram 18 adolescentes e os submetem a quatro meses de tortura sexual, sadismo e abuso psicológico.

A inclusão do filme no Disney+ gerou reações diversas nas redes sociais. Um internauta escreveu no X (ex-Twitter): "Não acredito que a Disney+ dos EUA colocou na plataforma o filme SALÒ OU OS 120 DIAS DE SODOMA. Baseado em obra do Marques de Sade Vi 3x no cinema nos anos 80. Não sei como tive estômago. É perturbador e mostra a crueldade humana como poucas obras cinematográficas", escreveu uma conta. "Nunca tive coragem de ver esse mesmo a vontade sendo grande", publicou outro internauta.

Após algumas exibições, 'Salò' foi proibido em vários países, incluindo a Itália e o Brasil, devido às suas representações gráficas. Apesar da polêmica, o longa foi aclamado por apresentar uma importante crítica ao fascismo e ao autoritarismo.