Exposição no shopping Vila Olímpia tem participação dos sobreviventes do Holocausto que se refugiaram na capital
Com a proximidade do aniversário da cidade de São Paulo, oficialmente no dia 25 de janeiro, e do Dia Mundial em Lembrança das Vítimas do Holocasuto, que marca a libertação do campo de concentração de Auschwitz, dia 27 de janeiro, as homenagens e eventos já começaram.
Nesta segunda-feira, 23, o shopping Vila Olímpia, localizado na Zona Sul, abriu a exposição “Obrigado, Paulistanos”, que tem participação dos sobreviventes do Holocausto que se refugiaram na capital.
Segundo informações publicadas no Instagram oficial da StandWith Us Brasil, organização internacional de educação apartidária que luta contra o anti-semitismo, a mostra faz parte de uma campanha especial realizada pelo Memorial do Holocausto e pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (FIESP).
Ver essa foto no Instagram
A exposição conta a história e a trajetória de quatro imigrantes, como Marika Gidali, que nasceu em 1937 em Budapeste e embarcou ainda criança para o Brasil com a família para fugir das perseguições nazistas, que saíram dos países de origem e buscaram abrigo em São Paulo.
As fotos presentes no espaço são de autoria do fotógrafo e curador do Memorial, Luiz Rampazzo, responsável, junto com Marcio Pitliuk, membro do Conselho Acadêmico da StandWithUs, pela idealização de toda a campanha. Em entrevista para a CNN, Pitliuk declarou, a respeito dos depoimentos reunidos:
Aqui [Brasil] eles puderam reconstruir suas vidas. Aqui foi um lugar especial, um lugar maravilhoso, tanto que eles se sentem brasileiros".
A partir do dia 25, “Obrigado, Paulistanos” também poderá ser visitado no shopping Cidade São Paulo, e, em ambos os locais, a exposição ficará até o dia 30 de janeiro.
Para quem quiser apreciar mais detalhes, como pequenos filmes de 30 segundos sobre as experiências dos sobreviventes, pode visitar exposição permanente do Memorial do Holocausto. A entrada é gratuita e o agendamento da visita precisa ser feito no site.