O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter completou 100 anos nesta terça-feira, 1º, tornando-se o primeiro presidente americano a viver um século completo
O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Cartercompletou 100 anos nesta terça-feira, 1º. Carter, que está em cuidados paliativos desde fevereiro de 2023 em sua casa em Plains, na Geórgia, tornou-se o primeiro presidente americano a viver um século completo.
“Nem todos chegam aos 100 anos, e quando alguém usa esse tempo para fazer tanto bem a tantas pessoas, é motivo de celebração. Esses últimos 19 meses em cuidados paliativos nos deram a chance de refletir, e para o resto do país e do mundo realmente pensar sobre ele. Tem sido um tempo muito gratificante”, destacou o neto do ex-presidente, Jason Carter, à Associated Press.
Em agosto, durante a Convenção Nacional Democrata, Jason destacou que seu avô estava “se segurando” para a eleição de novembro. “Ele está esperançoso. E embora seu corpo possa estar fraco esta noite, seu espírito está mais forte do que nunca. Meu avô mal pode esperar para votar em Kamala Harris”, afirmou.
James Earl Carter Jr. nasceu em 1º de outubro de 1924 em Plains, onde passou mais de 80 de seus 100 anos. Ele está prestes a celebrar seu aniversário na mesma casa térrea que ele e sua esposa, Rosalynn, construíram no início dos anos 1960, antes de sua primeira vitória para o Senado estadual da Geórgia. A ex-primeira-dama, também natural de Plains, faleceu em novembro do ano passado, aos 96 anos.
Cartergovernou os Estados Unidos de 1977 a 1981, e após deixar a presidência, dedicou-se por mais de quatro décadas ao Carter Center, fundado por ele e Rosalynn em 1982, com a missão de "promover a paz, combater doenças e construir esperança."
Ao longo de sua vida, Carter serviu nas Forças Armadas, contribuiu para as relações exteriores como presidente, ensinou na escola dominical e realizou trabalho voluntário, como no projeto Habitat for Humanity, repercute a AP.
Em suas memórias de 2010, “White House Diary”, o ex-presidente escreveu sobre sua determinação em servir a sociedade: "Eu tinha apenas uma vida para viver e queria vivê-la como civil, com uma oportunidade potencialmente mais completa de serviço público variado".