A estátua gigante retratando Donald Trump nu, com 13 metros de altura, "desapareceu" misteriosamente em Las Vegas, nos EUA
A estátua gigante retratando Donald Trump nu, com 13 metros de altura, "desapareceu" misteriosamente, menos de 48 horas após se tornar uma das principais atrações de Las Vegas. A escultura, feita de espuma sobre vergalhões e pesando 2,7 toneladas, fazia parte da "Crooked and Obscene Tour", organizada por um coletivo artístico.
Os organizadores explicaram que a representação nua de Trump foi intencional, como uma "declaração ousada sobre transparência, vulnerabilidade e as personas públicas de figuras políticas".
Inicialmente, foi anunciado que a escultura seguiria em turnê por várias cidades dos Estados Unidos. No entanto, o desaparecimento repentino não fazia parte dos planos divulgados, repercute o New York Post.
Outra versão da história aponta que a estátua de Trump em Las Vegas seria o ápice de um movimento maior, que espalhou representações gráficas do ex-presidente por diversas cidades importantes, como Nova York, Los Angeles, Cleveland, Seattle e São Francisco. Porém, ainda não há confirmação se esses projetos estão conectados, informou o jornal.
Além disso, a identidade de quem colocou a obra em exibição permane incerta, e registros públicos indicavam que o terreno onde a estátua foi colocada pertencia a um fundo registrado em Las Vegas.
A escultura provocou reações divergentes entre democratas e republicanos. O Partido Democrata de Nevada não se manifestou. Já o Partido Republicano local, em comunicado, condenou a estátua, chamando-a de "uma marionete ofensiva, projetada para chocar em vez de promover um diálogo significativo".
O partido também afirmou que, enquanto os democratas "priorizam o valor do choque", Trump seria "o único candidato que defende os trabalhadores de Nevada".