Bob viveu há 2.500 anos em uma das ilhas do local, tendo morrido quando tinha apenas 19 ou 20 anos de idade
Em Alderney, a ilha mais ao Norte do Canal da Mancha, pesquisadores descobriram um esqueleto que remonta ao século 5 ou 6, período correspondente à Idade do Ferro. Os restos mortais de 2.500 anos foram apelidados de "Bob".
Segundo informações repercutidas pelo ITV News, Bob tinha entre 19 e 20 anos de idade quando faleceu. Sua causa de morte, por sua vez, ainda não foi determinada, dado que a descoberta é relativamente recente.
Após a condução de exames laboratoriais, os pesquisadores pretendem entender não apenas isso, mas também qual era a dieta do homem durante sua vida, e se ele nasceu em Alderney ou era um imigrante.
Começamos a ver o topo do crânio subindo e estava em uma posição um pouco estranha. A cabeça estava caída no queixo, então vimos primeiro o topo do crânio. Lembro-me disso aparecendo e de pensar 'eu sei o que é isso'", comentou Phil de Jersey, arqueólogo estadunidense que esteve presente durante o achado.
Um detalhe de relevância é que, no mesmo local da ilha em que foi desenterrado Bob, outros dois corpos já haviam sido escavados em 2019.
Por conta disso, a equipe de pesquisadores responsável pela descoberta acredita que pode existir um cemitério no terreno, de forma que está planejando fazer uma exploração arqueológica mais aprofundada do local.