Após volta tão aguardada, regulador britânico avalia preços dinâmicos e transparência nas vendas de shows da banda
O órgão regulador de concorrência do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), anunciou a abertura de uma investigação sobre a Ticketmaster, em resposta à indignação pública sobre a gestão das vendas de ingressos para a tão aguardada turnê de retorno do Oasis. A ação foi desencadeada após reclamações de fãs sobre os aumentos repentinos e elevados nos preços dos ingressos.
A venda de ingressos, realizada no último sábado, esgotou rapidamente os 17 shows inicialmente programados para julho e agosto do próximo ano. A CMA afirmou que está apurando os detalhes exatos do processo de venda ocorrido em 31 de agosto, ressaltando que todas as opções de ação permanecem em aberto, incluindo medidas legais, caso sejam encontradas violações das leis de proteção ao consumidor.
Embora a precificação dinâmica não seja ilegal, a CMA enfatizou a importância de transparência por parte das empresas que adotam essa prática, alertando que a falta de clareza pode minar a confiança dos consumidores e dificultar a obtenção de bons negócios. A entidade está explorando o impacto mais amplo dessa estratégia de preços no mercado de entretenimento e como isso pode afetar os consumidores.
Em resposta à polêmica, o Oasis divulgou um comunicado negando qualquer envolvimento na decisão de utilizar a precificação dinâmica. A banda afirmou que questões de ingressos e preços são delegadas exclusivamente a seus promotores e à gerência, e que não estavam cientes da aplicação desse modelo de preços para a turnê.
A prática, que tem sido cada vez mais comum em diversos setores com o avanço da inteligência artificial e de ferramentas digitais, será revisada pelo governo britânico como parte de uma consulta mais ampla sobre proteção ao consumidor em vendas e revendas de ingressos. Segundo 'O Globo', a Secretária da Cultura, Lisa Nandy, prometeu examinar a questão, classificando a prática como “deprimente”.
A turnê marcará o retorno do Oasis aos palcos após um hiato de 15 anos, desde que os irmãos Noel e Liam Gallagher encerraram sua rivalidade, permitindo a reunião da banda que se tornou ícone na década de 1990. Entre os sucessos do grupo estão clássicos como “Wonderwall”, “Don't Look Back In Anger” e “Champagne Supernova”.