Figuras que representam espécie de camelo que foi extinta há milhares de anos têm intrigado pesquisadores
Em Sahout, um sítio arqueológico na Arábia Saudita, pesquisadores descobriram entalhes representando camelos em tamanho real esculpidos em uma formação rochosa, algo que não havia sido percebido anteriormente. O estudo documentando o achado foi publicado na revista "Archaeological Research in Asia" em 23 de setembro.
Os entalhes retratam nove camelos selvagens de uma espécie extinta que habitava a região da Península Arábica há milhares de anos. Alguns desses camelos estão sobrepostos por imagens neolíticas de carneiros domesticados.
A pesquisa, liderada por Maria Guagnin, pós-doutora do Instituto Max Planck de Geoantropologia, na Alemanha, revelou que encontrar a formação rochosa foi desafiador devido à sua localização imprecisa e às condições adversas do ambiente. Além disso, a sobreposição de diferentes estilos e períodos de entalhes torna difícil determinar a cultura responsável e a data precisa da criação das obras.
Segundo informações da revista Galileu, embora a datação por radiocarbono tenha sido complicada devido às fendas onde os entalhes foram feitos, a pesquisa sugere que o local de Sahout foi ocupado repetidamente desde o Pleistoceno até o Holoceno Médio.
"As investigações em Sahout indicam que a produção de arte rupestre no norte da Arábia pode ter começado mais cedo do que se pensava", apontam os autores do estudo. "Pesquisas também sugerem uma extensão geográfica mais ampla das ocupações humanas antes do período úmido do Holoceno."
Os entalhes de camelos exibem um estilo naturalista que revela o sexo dos animais, sugerindo que podem ter sido feitos durante o período de acasalamento.
"O que mais chama a atenção sobre os camelos lindamente entalhados é que a maioria deles é macho", declarou Guagnin. "Alguns dos entalhes mostram camelos exibindo seu doula, um órgão que fica para fora da boca de um camelo macho [usado para atrair fêmeas]."
No entanto, o significado exato desses entalhes e o motivo pelo qual as pessoas se reuniram nesse local ainda são incertos, pois não há evidências de uma fonte de água nas proximidades. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente o propósito dessas antigas representações de camelos.
+ Confira aqui o estudo completo.