Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Encontrado corpo de soldado polonês morto na Segunda Guerra, no portão da Fortaleza de Brest

Abatido em 1939, durante ataque alemão, esse militar foi encontrado com equipamentos, incluindo uma arma e alguns pertences

André Nogueira Publicado em 22/04/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Contenção no Portão Norte durante Batalha de Brest - Wikimedia Commons
Contenção no Portão Norte durante Batalha de Brest - Wikimedia Commons

Encontrado nos portões da antiga Fortaleza de Brest-Litovsk, atual Bielorrússia, foram encontrados os restos de um soldado polonês morto em 1939. Revelação ocorreu por acaso, após um visitante do local reparar um buraco de raposa que expunha ossos que, depois escavados, revelaram uma série de objetos do Exército Polonês pré-guerra, como um botão de 1936.

O corpo foi então exumado pelo Comitê de Investigação da polícia local, revelando, além do botão, um par de botas, um cinto, duas bolsas de couro, uma baioneta Mauser dos anos 1920, uma carteira com cédulas de 1930 e moedas e uma faca dobrável. Morte ocorreu, provavelmente, durante o ataque aéreo da Luftwaffe no início da Segunda Guerra, que atingiu principalmente o Portão Norte, onde o achado ocorreu.

Objetos encontrados / Crédito: Divulgação

Segundo relatou uma primeira análise pericial, o soldado foi encontrado em posição que denuncia pertencimento ao 33º Regimento da Infantaria de Lomza, que combateu o 19º corpo de bombardeiros da Força Aérea Alemã e a 10ª Divisão Panzer, dias depois. O ataque foi um dos principais do início da invasão nazista, no local que era da Polônia na época.

Objetos encontrados / Crédito: Divulgação

A Fortaleza de Brest esteve em território polonês a partir de 1919, quando passou ao comando do coronel Andrzej Opatowicz. Em setembro de 1939, foi tomada pela blitzkrieg nazista, sob comando de Heinz Guderian, após sete tentativas falhas.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W