A equipe internacional de pesquisadores provou que pelo menos dois diferentes grupos de hominídeos migraram da Europa Ocidental
Uma pesquisa divulgada por cientistas da Friedrich-Alexander-Universitat Erlangen-Nurnberg (FAU), da Alemanha, que examinaram ferramentas encontradas na caverna Chagyrskaya, nas montanhas Altai, na Rússia, revelou que os neardertais saíram da Europa e partiram rumo ao sul da Sibéria. Os motivos da mudança ainda são um mistério.
O projeto, que teve início em 2019, faz parte de uma pesquisa do Ramo Siberiano da Academia Russa de Ciências em Novosibirsk. As análises feitas a partir das ferramentas de pedra mostrou que o material não era semelhante a nenhum outro utensílio de grupos que viviam em Altai no mesmo período.
Ao expandir o campo de pesquisa, descobriram que os fragmentos correspondiam a rochas presentes na Europa Central e Oriental, em especial da Bavieria, estado ao sudeste da Alemanha que faz fronteira com a Aústria e a República Tcheca.
Os resultados divulgados pela universidade foram de extrema importância, mostrando como ocorreu a migração dos povos há mais de 60.000 anos que começou no continente europeu.