O animal seria um antecessor de duas subespécies de cotovias dos dias atuais
Pesquisadores encontraram perto de Belaya Gora, no nordeste da Sibéria, um pássaro congelado da Idade do Gelo, com pouco mais de 46 mil anos de idade. O animal apelidado de Icebird é do sexo feminino, e acredita-se que seja o primeiro da última era glacial a ser encontrado naquela região.
O paleontólogo Love Dalén e seus parceiros do Museu Sueco de História Natural foram os responsáveis pelas pesquisas feitas nos restos mortais encontrados. De acordo com as análises, a morte do animal não teria sido de forma violenta já que não existiam rastros que indicassem o ato no corpo.
Segundo o professor, "Esta descoberta significa que as mudanças climáticas ocorridas no final da última Idade do Gelo levaram à formação de novas subespécies". O cientista Nicolas Dussex, que também participou das pesquisas, afirma que o alto nível de conservação do animal é justificado pelas baixas temperaturas da região.
A partir de agora, os pesquisadores irão iniciar uma nova etapa dos estudos para que consigam relacionar a ave encontrada com seus descendentes dos dias atuais. Os resultados podem ajudar a explicar um pouco da evolução das cotovias ao passar dos séculos.