Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Elefanta aprende a descascar bananas com a tromba no zoológico de Berlim

Chamada Pang Pha, elefanta asiática apresenta comportamento peculiar em zoológico na Alemanha; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 12/04/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos de vídeo da elefanta Pang Pha descascando uma banana - Reprodução/Vídeo
Trechos de vídeo da elefanta Pang Pha descascando uma banana - Reprodução/Vídeo

É de conhecimento geral que algumas espécies de animais são conhecidas por ser mais inteligentes que outras. Entre alguns dos que mais se destacam, podem-se pontuar os polvos, corvos, golfinhos, os grandes símios; porém, quem chamou bastante atenção recentemente foi uma elefanta asiática do zoológico de Berlim, na Alemanha: Pang Pha.

Sabe-se que os elefantes possuem o costume de viver em bandos na natureza, de forma que possuem uma organização social e hierarquia próprias, o que já demonstra uma capacidade cognitiva mais elevada que diversas outras espécies. Mas Pang Pha tem uma habilidade ainda mais incomum, mesmo entre sua própria espécie: ela consegue descascar bananas.

De acordo com texto da Deutsche Welle ao UOL, Pang Pha é a única da espécie no zoológico de Berlim que consegue tal proeza. Usando sua tromba, ela sacode, joga ao chão e, por fim, consegue tirar toda a casca da banana antes de comê-la, conforme descrito em artigo publicado na Current Biology; porém, também é criteriosa, só fazendo isso se não houverem outros elefantes por perto, e somente com frutas em um ponto de maturação específico.

O grupo de pesquisadores alemães que estudaram a elefanta afirma que ela "muito provavelmente" aprendeu a descascar bananas observando seus criadores fazendo o mesmo. "Descobrimos um comportamento muito singular", explica Michael Brecht, do Centro de Neurociência Computacional Bernstein da Universidade Humboldt em Berlim. "Porque é uma combinação de fatores — habilidade, velocidade, individualidade e possível inspiração nos humanos — em vez de um único elemento comportamental."

No entanto, quando junto a outros elefantes, PangPha parece ser mais tímida. Ela chega a comer bananas verdes e amarelas inteiras, negando somente as marrons, excessivamente maduras, mas, para descascar, suas favoritas são as amarelas com manchas marrons. Quando as frutas são oferecidas aos elefantes do zoológico, ela geralmente come o maior número possível de bananas inteiras, mas sempre guarda uma última em sua tromba para descascar e comer com mais calma sozinha.

Comportamento dos elefantes

Como afirmam os autores do artigo, a habilidade de descascar bananas é rara em elefantes, sendo que nenhum outro animal do tipo faz algo parecido no zoológico de Berlim. Além disso, ela nem mesmo parece ser facilmente transmissível por aprendizado, visto que a filha de Pang Pha, Anchali, não faz o mesmo.

Algumas pesquisas anteriores com outra espécie de elefante, o elefante africano, mostraram que estes espécimes possuem capacidade cognitiva suficiente para, inclusive, interpretar gestos humanos e qualificar pessoas em diferentes grupos étnicos. No entanto, comportamentos de manipulação de objetos derivados de humanos, como o próprio hábito de descascar bananas, "parecem bastante únicos", como aponta, por fim, o estudo.