‘Minduca’ é o símbolo da Feira Nacional do Amendoim, no interior de São Paulo
Na última edição presencia da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal, em São Paulo, o mascote do evento ganhou as redes sociais, em 2019. A personagem viralizou por conta de seu aspecto fálico.
Na edição de 2022, ele está de cara nova e com uma nova roupagem, parecendo bem mais um amendoim. O evento deste ano começou na última quarta-feira, 10, e segue até sexta-feira, 12.
A nova versão do Minduca (junção das palavras amendoim + Jabuca) foi criada pelo mesmo fornecedor e a mesma agência que criou o antigo boneco, mas agora contaram com a contribuição da comissão organizadora da feira, para que nada saísse do controle.
Pedro Luís Alves, o presidente da comissão organizadora da feira, explicou que a nova versão só foi considerada devido a perca da cabeça do boneco antigo após a edição de 2019, em um evento nos meses seguintes:
O boneco antigo, e nós temos muita saudade dele, trabalhou muito logo depois que terminou a feira de 2019. Ele foi convidado para fazer parte de vários outros eventos, e a estrutura não aguentou. Acabou que por causa de todas a idas e vindas, ele perdeu a cabeça. Então, nós partimos para uma nova versão”.
Segundo o G1, o antigo modelo não atendeu às expectativas dos idealizadores, mas o recurso destinado ao boneco já havia sido gasto, então, optaram manter o mascote, mesmo que destoasse totalmente de um amendoim. Um dos posts que transformou a personagem em meme teve mais de 7 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos.