As esferas encontradas durante escavação na ilha de Sanday, na Escócia, tem cerca de 5.500 anos
Misteriosas bolas de pedra foram encontradas por arqueólogos durante escavações na ilha de Sanday, na Escócia. As esferas, do tamanho de bolas de beisebol, tem cerca de 5.500 anos e foram descobertas em uma tumba do período neolítico.
Não se sabe ao certo qual será o propósito original das duas esferas de pedra polida encontradas, como informado em um comunicado da University of Central Lancashire (UCLan). Antes delas, em sítios arqueológicos que remontam ao período neolítico, centenas de bolas parecidas foram encontradas.
Os pesquisadores agora tentam descobrir, como informado pela History, qual será o enigma por detrás das curiosas esferas. A maioria foi encontrada na Escócia, no entanto, existem registros de algumas descobertas na Inglaterra, Irlanda e Noruega.
Foram encontradas alguns objetos que apresentam gravura entalhada e outros de textura lisa, já que foram polidos. Segundo Vicki Cummings, professora de arqueologia da UCLan, essas bolas lisas foram produzidas em um período inicial do neolítico, enquanto as mais sofisticadas são posteriores.
"Provavelmente levava muito tempo para fazê-las, pois polir uma pedra é um processo muito demorado", disse.
Para explicar a função dos artefatos, os pesquisadores utilizam de diferentes hipóteses. A especulação é que as esferas eram utilizadas como armas, objetos cerimoniais ou simplesmente como objetos artísticos. Hoje, muitos dos arqueólogos acreditam que elas poderiam ter sido usadas como símbolos de status social.