Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Criança quebra jarro raro de 3500 anos durante visita a museu

Menino quebrou acidentalmente um artefato datado da Idade do Bronze durante visita ao Museu Hecht, na cidade de Haifa, Israel

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 27/08/2024, às 16h30 - Atualizado em 28/08/2024, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vaso quebrado acidentalmente por criança - Divulgação/Museu Hetch
Vaso quebrado acidentalmente por criança - Divulgação/Museu Hetch

Uma criança quebrou acidentalmente um jarro de 3,5 mil anos durante uma visita ao Museu Hecht, na cidade de Haifa, em Israel. O artefato, que estava exposto próximo à entrada sem proteção de vidro, era considerado raro por estar intacto até então e datava da Idade do Bronze, entre 2200 e 1500 a.C.

Lihi Laszlo, funcionária do museu, explicou à BBC que, embora casos de danos intencionais sejam tratados com severidade e possam envolver a polícia, o incidente foi considerado um acidente.

O jarro foi acidentalmente danificado por uma criança que visitava o museu, e a resposta será de acordo", explicou Laszlo.

Apesar do incidente, o museu convidou a criança, um menino com idade entre 4 e 5 anos de idade, e sua família para uma nova visita, desta vez guiada, e acionou um especialista em conservação para restaurar o artefato, que deve retornar à exposição em breve.

Raro incidente

Ao ser questionado sobre a falta de proteção, o museu explicou que prefere exibir os itens sem barreiras sempre que possível e classificou o ocorrido como um "raro incidente".

A peça, provavelmente usada para transportar suprimentos como vinho e azeite de oliva, é anterior ao período dos reis bíblicos Davi e Salomão e era considerada um "achado importante" por sua integridade, uma vez que artefatos de cerâmica arqueológicos geralmente são encontrados em pedaços.