Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bram Stoker

Conto perdido do criador de 'Drácula' será publicado após 134 anos

Escrito por Bram Stoker em 1890, o conto Gibbet Hill foi descoberto por acaso por pesquisador amador: 'E eu fiquei simplesmente pasmo, estupefato'

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 21/10/2024, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Bram Stoker, criador de Drácula - Autor desconhecido / Domínio Público / Via Wikimedia Commons
Foto de Bram Stoker, criador de Drácula - Autor desconhecido / Domínio Público / Via Wikimedia Commons

Um novo conto de Bram Stoker, autor do clássico 'Drácula', está sendo publicado pela primeira vez em 134 anos. A publicação acontece após a descoberta inusitada feita pelo historiador amador Brian Cleary na Biblioteca Nacional da Irlanda, em Dublin — cidade natal do romancista gótico.

+ Florence Balcombe: A mulher que roubou o coração de Oscar Wilde e Bram Stoker

Tudo começou quando Brian folheava as obras de Stoker. "Eu li as palavras 'Gibbet Hill' e sabia que não era uma história de Bram Stoker que eu já tivesse ouvido em nenhuma das biografias ou bibliografias", disse à Agence France-Presse. 

E eu fiquei simplesmente pasmo, estupefato", continuou. "Fiquei sentado olhando para a tela e me perguntando: sou a única pessoa viva que leu isso?".

A descoberta foi confirmada pelo biógrafo de Stoker, Paul Murray, que apontou que a obra certamente teria sido uma "estação em sua rota para publicar 'Drácula'". Afinal, Bram começou a escrever o clássico em 1890, no mesmo ano em que o conto esquecido foi publicado

Gibbet Hill

O conto Gibbet Hill se passa na vila homônima, em Surrey, no Reino Unido, e conta a história de três bandidos que são julgados e enforcados pelo assassinato de um marinheiro. O trio é deixado na forca para servirem de lição aos viajantes malfeitores.

É uma história clássica de Stoker", disse Murray à AFP, "a luta entre o bem e o mal, o mal que surge de formas exóticas e inexplicáveis".

A descoberta do conto ocorreu em 2021, quando Cleary estava em meio a um hiato de seu trabalho no Hospital Rotunda de Dublin, devido a uma perda auditiva repentina. Como passatempo, ele leu recortes de notícias antigas e outros artigos — como o suplemento de Natal de 1890 do Daily Express Dublin Edition, onde 'Gibbet Hill' foi publicado pela primeira e última vez.

+ De exumação real a influência de Jack, o Estripador: 5 curiosidades sobre a obra Drácula

As vendas da nova publicação do conto esquecido de Bram Stocker irão beneficiar o Charlotte Stoker Fund, nomeado em homenagem à mãe de Bram que, coincidentemente, era uma defensora da comunidade surda.