No local, os pesquisadores encontraram um azulejo que fazia uma referência a Buda, além de estruturas e milhares de artefatos
Escavações feitas entre janeiro e julho do ano passado no sudeste da China revelaram uma descoberta impressionante. Zhu Zhonghua, líder do projeto arqueológico, informou nessa semana que os pesquisadores encontraram um complexo de templos budistas que datam do Reino de Nanzhao, durante a Dinastia Tang.
Os arqueólogos escavaram uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados e encontraram construções e artefatos impressionantes. Em relação a instalações, foram identificadas 14 fundações para estruturas, 63 paredes de pedra e 23 valas.
40 toneladas de telhas, tijolos, pregos e muitos itens de construção também estavam entre os objetos escavados. Juntas, moulages e outros utensílios de forno constaram na pesquisa do local.
O pesquisador também afirmou que foram descobertas 17.300 relíquias notáveis dos mais variados tipos. Cerâmicas foram alguns dos itens encontrados, incluindo uma que apresentava um defeito de fabricação.
O mais impressionante item desenterrado, porém, provavelmente foi um azulejo que continha uma inscrição. Acredita-se que o templo tenha sido usado para consagrar e adorar inúmeros artefatos religiosos, o que tornava-o importante para a região.