Explicação para a aterrissagem ter sido mais forte que o normal motivou uma investigação interna
O pouso de um voo comercial na cidade de Santa Ana, localizada no estado norte-americano da Califórnia, acabou deixando uma comissária de bordo da companhia Southwest Airlines com uma fratura grave em sua coluna.
A funcionária estava de pé no momento de aterrissagem do avião, porém o impacto com o solo acabou sendo mais forte do que o normal, derrubando-a no chão. Após o incidente, a mulher não conseguia mais se mover, e relatava sentir dores no pescoço e nas costas, de forma que precisou ser levada imediatamente ao hospital.
Felizmente, os 137 passageiros do voo, assim como os outros 5 comissários, não se feriram.
Segundo informações divulgadas pelo Conselho Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), foi constatado que a aeromoça da Southwest Airlines sofreu uma fratura de pressão na vértebra chamada de "T3", que fica na região torácica.
Embora o episódio tenha ocorrido no início do último mês de julho, não existem informações mais recentes a respeito do estado de saúde da mulher.
O motivo por trás do pouso foi alvo de uma investigação interna por parte do NTSB, contudo os relatórios finais do órgão não foram conclusivos, conforme repercutido pelo portal US News.
O piloto e co-piloto afirmaram que seguiram os protocolos como de costume, e a aeronave que passou pelo impacto já voltou a voar, não tendo sido considerada danificada.
É relevante mencionar, por outro lado, que a pista de pouso usada para a aterrissagem do avião era particularmente curta, tendo apenas 1.700 metros de comprimento. A US News comparou essas dimensões com as das pistas do Aeroporto Internacional de Los Angeles, por exemplo, que variam entre 2.700 e 3.900 metros.