Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez comentam apoio de internautas: 'Esperança tremenda'

Em podcast complementar ao documentário da Netflix 'O Caso dos Irmãos Menendez', Erik e Lyle pedem mobilização para fortalecer a defesa da dupla

Redação Publicado em 10/10/2024, às 19h10 - Atualizado às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os irmãos Lyle e Erik Menendez - Getty Images
Os irmãos Lyle e Erik Menendez - Getty Images

Após a divulgação do novo documentário da Netflix, 'O Caso dos Irmãos Menendez', Erik e Lyle, em podcast da produção, pediram que usuários do TikTok se engajem em movimentos nas redes em defesa da dupla.

Em reportagem, o Hollywood Reporter destaca que a popularização do caso dos Menendez nos EUA entre o público mais jovem ocorreu há alguns anos e voltou a ganhar força com a produção do documentário e da segunda temporada da série 'Monstros', que abordou o caso. 

+ Irmãos Menendez: Os chocantes relatos da prima de Lyle e Erik em documentário

Durante a pandemia, o canal americano Court TV reexibiu o primeiro julgamento de Erik e Lyle Menendez, apresentando o notório caso de assassinato da década de 1990 a uma nova geração que, até então, não tinha conhecimento do ocorrido.

O Caso

Os irmãos de Beverly Hills tinham apenas 18 e 21 anos quando assassinaram seus pais, José e Kitty Menendez, em 1989. O julgamento inicial, realizado em 1993, foi marcado pela divisão entre os júris, convocados separadamente. 

Enquanto parte do juri deu crédito à defesa dos Menendez, que alegavam terem sido vítimas de abuso sexual e psicológico por parte do pai e omissão da mãe, outra parcela não acreditou na hipótese, o que resultou em um veredito inconclusivo. 

O caso foi retomado em 1996, e um novo júri optou pela condenação dos irmãos, que foram sentenciados à prisão perpétua sem liberdade condicional. Eles permanecem presos até hoje, em uma penitenciária de San Diego, Califórnia.

No TikTok

Em entrevista ao HollyWood Reporter, Rebecca Evans, produtora de 'O Caso dos Irmãos Menendez', avaliou o impacto e repercussão das produções da Netflix entre o público jovem.

Isso realmente reacendeu o interesse novamente. Hoje, as pessoas estão olhando para casos como esse, casos de abuso, de uma maneira diferente. É uma oportunidade de contar a história deles, tanto para nós quanto para eles, em uma época diferente, quando as pessoas estão pensando sobre as coisas de forma diferente."

Os produtores do documentário disseram que os irmãos tomaram conhecimento de uma rede de apoio formada recentemente nas mídias sociais, principalmente no TikTok. Isso teria motivado a participação dos Menendez na produção, em entrevistas por telefone.

Lyle comenta: "Os seguidores mais jovens que estão nesse tipo de geração de mídia social TikTok realmente têm uma esperança tremenda. Estou disposto a flutuar na esperança deles e veremos o que acontece".

"Não estou tão desesperado quanto quando tinha 21 anos, isso é certo. Obviamente, sinto mais esperança quando a sociedade parece estar entendendo melhor essas experiências e o abuso sexual", conclui.

Erik, por outro lado, diz não ter certezas sobre o futuro: "Estou receoso de criar expectativas porque o sistema judicial não nos deu nenhuma evidência de que eles anularão o caso. E então, embora eu tenha esperanças e reze, estou preocupado em criar esperanças sobre qualquer apelação".

Uma audiência marcada para o dia 26 de novembro no tribunal de Los Angeles irá reavaliar o caso Menendez. Por hora, Lyle afirma que ele e o irmão Erik estão "certamente reabilitados".