Conheça a história de Etsuro Watanabe, que mesmo aos 99 anos de idade, continua trabalhando em seu consultório no Japão
Publicado em 16/05/2024, às 17h50 - Atualizado em 17/05/2024, às 10h24
Nesta quarta-feira, 15, o Guinness World Records publicou a história de Etsuro Watanabe, que recebeu o título de dentista homem mais velho do mundo, aos seus 99 anos e 133 dias de idade.
O profissional foi reconhecido pelo Guinness no último dia 12 de março. Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, Etsuro nasceu em 31 de outubro de 1924 na vila de Oshino, província de Yamanashi, no Japão. Aos 15 anos, ele se mudou para Tóquio, onde trabalhou como aprendiz em um consultório de odontologia e enquanto estudava de noite.
Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o dentista foi convocado para o serviço militar, atuando na China como médico combatente. Com o fim da guerra, Watanabe voltou ao Japão, onde começou a atuar como técnico em prótese dentária.
Em 1947, aos 23 anos, ele iniciou a faculdade de odontologia e quatro anos depois, Etsuro foi aprovado em seu exame nacional para se tornar dentista.
Após trabalhar com outros dentistas, ele retornou à sua cidade natal em 1953 e inaugurou seu próprio consultório. A clínica odontológica de Watanabe era a única na sua região, resultando em uma clientela sólida.
Antigamente, o dentista costumava produzir as dentaduras de seus pacientes, já que não havia laboratórios especializados em próteses dentárias. Sua família relembrou que, frequentemente, ele desaparecia após o jantar para trabalhar na fabricação de dentaduras até tarde da noite.
Inicialmente, sua clínica funcionava de segunda a sexta-feira. Contudo, quando Watanabe completou 92 anos, suas consultas passaram a ser realizadas semanalmente, exclusivamente durante as manhãs.
O dentista possui uma família numerosa, composta por cinco filhas, oito netos e quatro bisnetos. Em sua casa, ele gosta de passar o tempo no jardim, onde planta mirtilos, feijões e tomates. Ele acredita que sua alimentação saudável desempenha um papel fundamental na sua longevidade.
Embora ele não trabalhe incansavelmente como no passado, o dentista compartilha que seus pacientes são sua principal motivação para continuar. “Quando vejo meus pacientes felizes, sinto que vale a pena o que estou fazendo. Gostaria de contribuir com a comunidade enquanto tiver energia para permitir”, concluiu Watanabe.