Profeta da Destruição, que teria previsto grandes tragédias e acontecimentos da história, descreveu eventos que podem acontecer no próximo ano; veja!
Popularmente conhecido como 'O Profeta da Destruição', o francês Michel de Nostredame (ou Nostradamus) foi astrólogo, boticário durante a Renascença e também praticava alquimia.
Uma das figuras mais controversas de seu tempo — e até mesmo dos dias atuais —, ele é tido como responsável pelas previsões de tragédias ou grandes acontecimentos que marcaram a história da humanidade: como a ascensão de Hitler ao poder; os atentados de 11 de Setembro; a Revolução Francesa; as bombas de Hiroshima e Nagasaki…
+ De Hitler ao 11 de setembro: as possíveis previsões Nostradamus
Suas supostas 'previsões' foram descritas em seu famoso livro 'Les Propheties' ('As Profecias', em tradução livre), publicado em 1555. A obra apresenta 942 quadras poéticas — versos agrupados em quatro linhas — que descreveriam acontecimentos futuros.
Além dos fatos já citados, Nostradamus também teria feito previsões para o ano de 2025 que, embora superasse um conflito entre nações, teria que enfrentar o surto de doenças e a ameaça de colisão de um asteroide contra nosso planeta; veja!
No começo deste ano, o Rio Grande do Sul sofreu com grandes inundações — fato que teria sido previsto por Nostradamus, conforme repercute matéria publicada pela equipe do Aventuras.
Mas esse não é o único episódio previsto pelo francês que afetaria o Brasil. Afinal, no próximo ano, também poderemos sofrer com desastres naturais, conforme repercute matéria do NY Post.
Jardim do mundo perto da nova cidade,
No caminho das montanhas ocas.
Será apreendido e mergulhado na Banheira,
Forçado a beber águas envenenadas pelo enxofre".
Muitos acreditam que o tal 'Jardim do Mundo' seria uma referência à floresta amazônica, que enfrentaria inundações catastróficas e até mesmo uma potencial atividade vulcânica ligada às mudanças climáticas.
Vale ressaltar que no passado, conforme matéria do Gizmodo, a região amazônica já foi marcada por intensa atividade vulcânica entre o nordeste do Mato Grosso e o sul do Pará. Além disso, nos dias atuais, as montanhas dos Andes, que correm ao longo da borda ocidental da América do Sul, são capazes de entrar em erupção.
As quadras de Nostradamus também indicam que guerras e doenças poderão atingir a Europa no próximo ano. Segundo o Times Entertainment, a Inglaterra será assolada por "guerras cruéis" e ainda enfrentará uma "praga antiga" que será "pior que os inimigos".
Vale relembrar que o continente foi um dos mais devastados pela Peste Negra no século 19, quando estima-se que a doença tenha devastado entre 75 e 200 milhões de pessoas por lá, o que corresponde a um número entre 30 e 60% de sua população.
Mas a ameaça contra a humanidade não virá apenas de coisas que acontecem no nosso planeta, mas também poderá surgir do espaço: como a trajetória de um asteroide gigantesco que chegará perigosamente perto de colidir com a Terra.
Do cosmos, uma bola de fogo surgirá,
Um prenúncio do destino, o mundo implora.
Ciência e destino em uma dança cósmica,
O destino da Terra, uma segunda chance".
Mas nem só de tragédias viveremos em 2025, visto que as quadras de Nostradamus também sugerem um fim para a Invasão da Rússia à Ucrânia — iniciada em meados de 2022.
Durante a longa guerra, todo o exército se exauriu,
de modo que não encontraram dinheiro para os soldados.
Em vez de ouro ou prata,
eles cunharam couro, bronze gaulês e o signo crescente da Lua".
Na suposta previsão, Nostradamus aponta que a ruína financeira e a falta de recursos podem ter papéis importantes para o fim do conflito armado. Mas a menção ao 'bronze gaulês' e ao 'signo crescente da Lua' também podem sugerir a intervenção de França e/ou Turquia num papel de mediação da paz. Ambas as nações apoiaram a Ucrânia.
Como se o destino já não fosse espantoso o suficiente, Nostradamus sugeriu que 2025 pode ser marcado pela ascensão de um império aquático, seja lá o que isso possa representar.
"Das profundezas, um governante surgirá,
Em meio a inundações que alcançam os céus.
Impérios cairão, e novas ondas reinarão,
O Império Aquático, do reino do oceano".