Controversa figura começou a escrever suas famosas previsões no século 16 — e até hoje muitos eventos devastadores são ligados as suas quadras enigmáticas
Nostradamus é uma das figuras mais controversas da história. Apotecário e médico francês da Renascença, Michel de Nostredame também praticava alquimia. O suposto oráculo começou a publicar suas famosas quadras enigmáticas — versos agrupados em quatro linhas — em 1555.
Desde então, mesmo passado décadas e mais décadas de sua morte, seu legado não desapareceu e muitos continuando ligando suas escritas a eventos devastadores ocorridos ao longo da história, como a ascensão do nazismo e os ataques terroristas de 11 de setembro.
Conheça 5 supostas previsões de Nostradamus.
1. Adolf Hitler, o nazismo e o Terceiro Reich
“Uma nova seita de filósofos,
Que desprezam a morte, o ouro, as honras e as riquezas,
Nascerá nas fronteiras da Alemanha,
E os que a seguirem terão apoio e audiência”.
“O primeiro do III fará pior do que Nero.
Ele será também valente para derramar o sangue humano.
Ele fará construir fornos.
A prosperidade terá fim e esse novo chefe será a causa de grandes escândalos”.
“O novo Nero fará jogar nos três fornos os jovens,
para queimá-los vivos.
Feliz aquele que estiver longe desses atos.
Três do seu sangue o vigiarão para fazê-lo perecer”.
A primeira parte fala sobre o local de nascimento de Hitler (a Áustria, que faz fronteira com a Alemanha), além de fazer uma advertência sobre o nazismo, com seguidores tão fiéis e lunáticos que são capazes de tudo para seguir seu líder.
A segunda frase cita “o primeiro do III fará pior que Nero”. Como já sabemos, Hitler foi o líder do Terceiro Reich e muitos comparam que o ódio que ele tinha dos judeus era semelhante ao de Nero pelos cristãos.
O último deles fala sobre os campos de concentração e os fornos de Hitler, além de falar sobre “Três do seu sangue o vigiarão para fazê-lo perecer”, que seria uma referência a Operação Valquíria, onde três alemães elaboraram um plano para matar o Führer.
2. Morte de Henrique II
"O jovem leão vencerá o mais velho,
No campo do combate em uma única batalha;
Ele atravessará os olhos através de uma armadura dourada,
Duas feridas se tornarão uma, então ele morrerá de uma morte cruel".
Essa previsão foi uma das mais imediatas que Nostradamus provavelmente fez. Já que, um ano após sua publicação, ela se concretizou. Tudo começou quando Henrique II organizou uma festa para celebrar dois casamentos: o de sua irmã e o de sua filha.
Na ocasião, travou-se um duelo amistoso entre Henrique e Gabriel, conde de Montgomery, que era sei anos mais novo que o monarca e usava um emblema com um leão. Em um dos ataques, a lança de Gabriel atravessou a viseira da armadura do rei, perfurando seu olho e sua têmpora. Com isso, Henrique sofreu por 10 dias antes de morrer.
“A época é muito boa e o Rei muito bom,
Serão aniquilados pronta e subitamente pela negligência.
Farão mal juízo da leviandade da esposa do Rei,
Que será morto devido à sua benevolência”.
“Antes da guerra, o grande tombará,
O grande cairá e será executado, sua morte será súbita e triste,
Antes que ele termine seu reinado.
A maior parte nadará em sangue, ao lado do Sena”.
"Da população escravizada, canções, cantos e demandas
Enquanto os príncipes e os senhores estarão presos nas prisões.
Estes no futuro serão idiotas sem cabeça,
Recebidos como oração divina".
Luis XIV tinha a simpatia do povo e reinou uma França rica e prospera. Porém, sua esposa, Maria Antonieta, se tornou impopular por sua extravagância e futilidade. Por consequência, os pobres se revoltaram e decidiram que o domínio aristocrático já passara da hora de acabar.
Assim, os camponeses tomaram a Bastilha e forçaram suas reivindicações. Os aristocratas foram tirados do poder, o rei foi preso e guilhotinado antes do fim do seu império, assim como outros nobres, que também foram decapitados.
“Perto dos portões e dentro de duas cidades
Haverá flagelos como os que nunca foram vistos,
Fome dentro de uma praga, pessoas destruídas pelo aço,
Clamando ao grande Deus imortal por socorro”.
As bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki foram as únicas utilizadas em conflitos em toda a História, causando uma enorme explosão. Daí pode-se explicar o trecho “Haverá flagelos como os que nunca foram vistos”.
Já a parte “Fome dentro de uma praga, pessoas destruídas pelo aço”, se refere a dois momentos: 1) o Japão passou por uma grande escassez de alimentos no início da Guerra; 2) quando a primeira bomba explodiu em Hiroshima, estima-se que cerca de metade das 140 mil vítimas morreram no momento da explosão.
5. Ataques de 11 de setembro
“O céu queimará a 45 graus,
O fogo se aproximará da grande nova cidade.
Repentinamente, uma grossa parede de fogo se erguerá,
Quando pedirão provas àqueles do Norte”.
Muitos dizem que a nova cidade seria Nova York, e àqueles do Norte seriam os próprios norte-americanos. Muitos teorizam que 45 graus seria o ângulo preciso que os aviões voavam ao se chocarem com o World Trade Center na manha de 11 de setembro de 2011.
+ Saiba mais sobre Nostradamus e suas profecias:
Nostradamus e o Terceiro Anticristo, de Mario Reading (2012) - https://amzn.to/39VviBi
Nostradamus: Como Um Obscuro Médico E Astrólogo Da Renascença Se Tornou O Moderno Profeta Do Apocalipse, de Stéfane Gerson (2014) - https://amzn.to/39YUdnJ
A profecia de Nostradamus, de Theresa Breslin (2011) - https://amzn.to/2QILC0J
As Profecias - Coleção a Obra Prima de Cada Autor, de Nostradamus (2006) - https://amzn.to/2t3VlWg
As 52 profecias perdidas de Nostradamus, de Mario Reading (2010) - https://amzn.to/2t5eTcX
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W