Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

Cinema britânico cancela estreia de filme com roteiro gerado por IA

'O Último Roteirista', dirigido pelo cineasta suíço Peter Luisi, possui o 'ChatGPT 4.0' nos créditos como roteirista; detalhe, no entanto, gerou reclamações

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 20/06/2024, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do cinema Prince Charles, em Londres - Foto por Cyberjunkie7 pelo Wikimedia Commons
Fotografia do cinema Prince Charles, em Londres - Foto por Cyberjunkie7 pelo Wikimedia Commons

Nesta semana, um cinema localizado em Londres cancelou a estreia mundial de um filme após a produção ter sofrido com grande reação negativa. A razão para todo o alvoroço: o roteiro do longa foi inteiramente gerado por inteligência artificial.

Localizado no West End de Londres, o cinema Prince Charles normalmente é lembrado por exibir filmes considerados cult e de arte. Então, uma sessão do filme 'O Último Roteirista' seria exibida no domingo no local, mas a reação negativa do público após o anúncio do filme levou ao cancelamento da exibição.

O feedback que recebemos nas últimas 24 horas, depois de anunciarmos o filme, destacou a forte preocupação de muitos do nosso público sobre o uso da IA ​​​​no lugar de um escritor que fala sobre uma questão mais ampla dentro a indústria", declarou o cinema em comunicado.

Ao Daily Beast, o diretor do filme, o suíço Peter Luisi, disse que o cinema cancelou a exibição depois de ter recebido pelo menos 200 reclamações. Ainda assim, uma sessão privada deve ser exibida ao elenco e equipe, ainda em Londres, repercute o The Guardian.

"Acho que as pessoas não sabem o suficiente sobre o projeto. Tudo o que ouvem é 'o primeiro filme escrito inteiramente por IA' e imediatamente veem o inimigo, e sua raiva vai contra nós", acrescenta Luisi. "[...] Quero fazer isso como uma contribuição para a causa".

+ Universidade de Hong Kong desenvolve professores gerados por IA

O Último Roteirista

Com direção de Peter Luisi e estrelado por Nicholas Pople, o filme é descrito como se tratando da história de um célebre roteirista que "encontra seu mundo abalado quando encontra um sistema de escrita de roteiros de IA de ponta. Ele logo percebe que a IA não só corresponde às suas habilidades, mas até o supera em empatia e compreensão das emoções humanas".

Vale mencionar que, atualmente, o uso de inteligência artificial na indústria cinematográfica é um tema amplamente pautado e discutido em Hollywood, inclusive sendo pauta importante na greve dos roteiristas de Hollywood, do ano passado. Além disso, importante pontuar que inteligências artificiais podem ser utilizadas para a geração de rascunhos de roteiro, mas os créditos irão sempre aos escritores.