As flores de 50 milhões de anos antes dos dinossauros são preservadas no Âmbar
Uma planta que surgiu há cerca de 50 milhões de anos antes dos dinossauros foi descoberta como revela estudo publicado pela revista Trends in Plant Science nesta terça-feira, 30.
As plantas florais fazem parte da família Rhamnaceae, conhecida popularmente como Buckthorn e de acordo com os autores da pesquisa, esse grupo de plantas com flores é 150 milhões de anos mais velho do que se pensava.
O estudo foi realizado pelos cientistas australianos Byron B. Lamont, ecologista evolucionário da Curtin University e Tianhua He, geneticista molecular da Murdoch University. Em sua pesquisa, eles compararam plantas vivas relacionadas em todo o mundo com fósseis de flores antigas de Mianmar.
Antes estimava-se que as espécies do grupo tinham 100 milhões de anos, mas através dos novos estudos, descobriu-se que a família Rhamnaceae tem 260 milhões de anos de idade.
As plantas seriam de antes do período Triássico, quando os dinossauros habitavam a Terra. Como repercutido, o grupo de pesquisadores analisou o DNA da espécie Phylica da família. Eles acreditavam anteriormente que ela era datada de 20 milhões de anos atrás.
Utilizando uma técnica chamada de “atribuição de características ancestrais", eles puderam concluir que na maior parte das espécies vivas da árvore da família, a equipe traçou as características relacionadas ao fogo. Conclui-se que a família Rhamnaceae surgiu em vegetação sujeita a incêndios regulares.