Vídeo da ocorrência foi publicado nas redes sociais e causou revolta; entenda
Um cachorro de estimação foi morto por oficiais sanitários que agiam para desinfetar um bairro da China contra a covid-19 na última sexta-feira, 12. O momento foi registrado por uma câmera local.
O vídeo que mostra o momento em que os agentes chineses abatem o cão acabou caindo nas redes sociais chinesas e chegou à imprensa internacional, causando revolta entre os internautas.
De acordo com a CNN, o incidente aconteceu na cidade chinesa de Shangrao, no sudeste da província de Jiangxi, que havia registrado casos do novo coronavírus nos últimos dias e, devido a isso, estava sob bloqueio imposto pelo governo.
A tutora do cachorro estava cumprindo quarentena obrigatória em um hotel nas proximidades enquanto a comunidade residencial passava por desinfecção devido aos recentes casos.
Ela explicou ainda em uma publicação na plataforma chinesa Weibo que o teste de covid-19 feito deu negativo e que os agentes a tranquilizaram, falando que o animal não seria levado ou morto durante a desinfecção do prédio.
No vídeo, um dos oficiais é visto com uma barra de ferro nas mãos, enquanto outro segura um saco amarelo. O cachorro é acertado e corre para outra sala. As imagens geraram grande polêmica e revolta na internet.
O governo do distrito de Xinzhou afirmou em nota divulgada no último sábado, 13, que o cão deve que ser morto para “desinfetar completamente” a região.
Porém, informou que os agentes foram repreendidos e que a tutora do animal recebeu as desculpas necessárias.
Veja o vídeo a seguir:
Government officials kills a pet dog for “quarantine” in China. On November 12, in Xinzhou district in Jiangxi, government ordered quarantine for those who live in that district. The next morning, government officials come break into the house, saying #dog#chinapic.twitter.com/jh2LvqWonv
— Levin (@Levin3353) November 12, 2021