Coração de Dom Pedro I foi emprestado por Portugal para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil
Brasília recebeu na última segunda-feira, 22, um símbolo peculiar para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. Após negociações entre o governo brasileiro e Portugal, o coração do imperador Dom Pedro I foi emprestado para o Brasil.
O órgão, conservado em formol há mais de 180 anos, tem como 'lar' definitivo a Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Porto, contudo fez uma viagem até o Brasil, sendo recebido com uma cerimônia oficial do governo brasileiro.
No domingo, 21, um dia antes de ser trazido ao Brasil, Alan Coelho Séllos, que atua como chefe do cerimonial do Itamaraty, afirmou que a chegada do órgão seria tratada como uma visita oficial.
Será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil", disse Coelho.
Assim, não é de se espantar que muitos brasileiros não gostaram de ver o órgão no Brasil. No Twitter, internautas criticaram a decisão de trazer o órgão, além de críticas ao governo Bolsonaro.
Acho loucura trazer coração de dom pedro I para o Brasil, acho uma loucura cara
— b. (@wavsgirl) August 23, 2022
Dom Pedro I mandou o coração para os 200 anos da Independência.
— Ronaldo Brasiliense (@rbrasiliense) August 23, 2022
Melhor faria se enviasse a coroa...
Sério que gastaram dinheiro pra trazer o coração do Dom Pedro I pra cá?!
— Débora 🐝 (@deboranazari) August 23, 2022
O coração do DOM PEDRO I veio de graça para o Brasil né? Não quero acreditar que foram gastos milhões p isso!!!
— Keli Cris -@kelicris1 (@keli_kelicris) August 23, 2022
Bolsonaro recebeu o coração de Dom Pedro I com honras de chefe de estado.
— Bruno Barreto (@Barreto269) August 23, 2022
É muita carência em ter um chefe de estado para receber no Brasil.
E essa história de trazer para o Brasil o coração do Dom Pedro I? E com recepção de chefe de Estado!!! Além de absurdamente mórbida, a ideia é extremamente ridícula. Depois, quando eu falo que o Brasil nunca deixou de ser colônia, sou criticado. pic.twitter.com/2p5IfQwsBK
— Ronny Rodrigues (@RodriguesRonny) August 23, 2022
Bolsonaro trazer o coração de Dom Pedro I pro Brasil é fácil, difícil é ele trazer emprego, saúde, educação e qualidade de vida para o povo.
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) August 22, 2022
O coração do Dom Pedro I subindo a rampa do Palácio é o ponto mais alto do ridículo brasileiro. O resto de Dom Pedro deve estar dando voltas no túmulo. Haverá filas para ver coração numa garrafa com formol.
— Luis Nassif (@luisnassif) August 22, 2022