Stockton Rush, que está entre as vítimas da implosão do Titan, ainda chegou a dizer que o casco da embarcação era "muito simples"
Antes de falecer na tragédia do Titan, Stockton Rush, CEO da OceanGate, fez uma comparação curiosa ao descrever a cola utilizada na construção do submarino e considerou "muito simples" o design do casco de fibra de carbono da embarcação.
Em um vídeo publicado em 2018 no canal da empresa no YouTube, Rush mencionou que a cola usada para a tarefa era "muito grossa, não é como a cola Elmer", acrescentando que "é como manteiga de amendoim". O CEO também admitiu no vídeo que "se errarmos, não há muito espaço para recuperação", conforme informações do New York Post.
Desde muito antes da implosão do submarino, a escolha dos materiais utilizados em sua construção vinha sendo criticada. Enquanto Rush defendeu a fibra de carbono em vez de alternativas como o titânio, muitos especialistas apontaram a construção do casco como possível causa do desastre.
O professor de engenharia oceânica da Virginia Tech, Stefano Brizzolara, afirmou que a fibra de carbono é "muito propensa a possíveis defeitos" e "exibe um comportamento mais frágil" em comparação a outros materiais que poderiam ter sido utilizados.
David Lochridge, que ocupava os cargos de chefe de operações marítimas da OceanGate e piloto-chefe do Titan, foi demitido após alertar outras pessoas sobre os métodos de teste da empresa. Ele escreveu a Rob McCallum, especialista em exploração do mar profundo, em 2018: "Esse submarino não é seguro para mergulhar", conforme relatado recentemente na revista The New Yorker.
Também vale destacar que o próprio diretor do filme "Titanic", James Cameron, criticou a construção do casco, afirmando que o material provavelmente levou a uma "falha crítica" na embarcação.